Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Há 15 anos consecutivos que os portugueses expressam a sua confiança pela marca Continente como parceiro na defesa do meio ambiente
O Continente celebra o Dia Mundial do Ambiente com um importante reconhecimento por parte dos portugueses, sobre as suas práticas ambientais: ganhou o prémio “Marca de Confiança Ambiente 2024”, pelo 15º ano consecutivo.
Este prémio inclui-se no estudo “Marcas de Confiança”, realizado anualmente pela revista Selecções do Reader’s Digest, cujo objetivo é medir o grau de confiança que os consumidores depositam nas marcas.
Sabemos que garantir um futuro mais sustentável não é uma ambição que possamos deixar para amanhã. No Continente estamos conscientes da urgência de uma ação coletiva em prol da sustentabilidade e, por isso, temos investido de forma consistente nesta agenda. Um percurso que nos valeu, pelo 15º ano consecutivo, a distinção de ‘Marca de Confiança Ambiente’, algo que muito nos orgulha e que reflete o esforço diário das nossas equipas. Este marco está ancorado num conjunto de indicadores que refletem o impacto da nossa Estratégia e ação: em 2023, reduzimos a pegada de carbono das nossas operações em 34,7% face a 2018, assegurámos uma taxa de reciclabilidade das nossas embalagens de 92% e evitámos 65,7 milhões de euros de desperdício alimentar. Em parceria com os nossos produtores, desenvolvemos projetos de monitorização e conservação de 11 mil hectares. Com o Cartão Continente, reforçámos o nosso compromisso enquanto promotores de um consumo mais responsável, em particular com a campanha Poupe o Planeta que impactou mais de 194 mil clientes.
Mariana Pereira da Silva, diretora de Sustentabilidade da MC
“No fim do dia, este prémio não é só do Continente, mas de todos os nossos clientes, de todos aqueles que diariamente aderem às nossas iniciativas, de todos aqueles que pretendem adotar comportamentos mais informados e responsáveis e assim contribuem ativamente para a construção de um futuro mais sustentável”, acrescenta ainda Mariana Pereira da Silva.
“Nós somos a #GeraçãoRecuperação”. Este é o mote para as celebrações do Dia Mundial do Ambiente em 2024, quando passam 52 anos desde a instituição desta data pelas Nações Unidas, a 5 de junho.
O dia remete para a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Humano e Meio Ambiente, que ocorreu a 5 de junho de 1972, em Estocolmo, e reuniu 113 países. Desde então, a data serve para sensibilizar para questões ambientais críticas e incentivar governos, empresas, organizações e indivíduos da sociedade civil para a tomada de ação.
Depois de em 2023, o foco incidir sobre as “soluções para o combate da poluição por plásticos”, desta vez, o tema para o Dia Mundial do Ambiente gira em torno da restauração dos solos, do combate à desertificação e da resiliência à seca.
Isto porque o ano de 2024 marca o 30º aniversário da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação. Um assunto fundamental para a proteção da vida no planeta, já que o combate à desertificação, através da preservação e restauro da biodiversidade, é primordial para a segurança dos nossos sistemas alimentares e para combater desastres como secas e cheias.
Sabemos hoje que as ações de restauro da natureza de pelo menos 15% da terra têm a capacidade de evitar até 60% das extinções de espécies ameaçadas.
Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, “todos podemos fazer parte desta campanha e contribuir para a recuperação do solo para as gerações presentes e futuras”, através de pequenas ações, como:
A preocupação com o Ambiente está patente em todas as esferas de atuação do Continente e está visível, junto dos portugueses, através de muitos projetos lançados. Neste Dia Mundial do Ambiente, destacamos alguns dos projetos de sustentabilidade, que têm incentivado os portugueses a adotar comportamentos mais “amigos do ambiente”. Se ainda não os conhece, aproveite este Dia Mundial do Ambiente para se tornar mais eco-friendly com o Continente.
O Continente terminou o ano 2023 a disponibilizar aos seus clientes 254 pontos de carregamento para viaturas elétricas, distribuídos por 69 lojas. Através da Rede Plug & Charge, em 2023 os nossos clientes carregaram mais de 16 milhões de quilómetros e evitaram a emissão de mais de 1700 toneladas de CO2.
Em 2023, os portugueses deram uma segunda vida a mais de 2500 artigos através dos projetos de venda em segunda mão RE-BABY (artigos de puericultura), RE-USE (ferramentas elétricas), RE-STYLE (roupa) e RE-CYCLE (bicicletas), acelerando a transição para uma economia mais circular.
Através dos Ecospots disponibilizados para recolha e encaminhamento para reciclagem de diferentes tipos de resíduos, nomeadamente, óleos alimentares usados, rolhas de cortiça, pilhas, baterias, roupa e cápsulas de café, em 2023 os clientes entregaram nas lojas Continente mais de 1100 toneladas de resíduos.
Já em 2024, o Continente lançou o projeto-piloto para a recolha de embalagens plásticas de iogurte e sobremesas. A recolha está disponível entre 29 de abril e 31 de julho em lojas Continente selecionadas.
Além de garantir aos agrupamentos escolares participantes na iniciativa uma doação em Cartão Dá, conforme a quantidade recolhida, o Continente vai encaminhar estes resíduos para parceiros a fim de testar o processo de reciclagem destas embalagens e a exequibilidade da incorporação em novas embalagens e produtos. Participe nesta iniciativa.
Também os produtos que seriam desperdiçados no campo têm uma nova oportunidade através da Gama Zero Desperdício do Continente. São produtos com pequenas imperfeições que em nada prejudicam a qualidade ou sabor. Ao optar por estes artigos está a ajudar na redução do desperdício alimentar. Como exemplos de produtos da Gama Zero Desperdício temos o Tomate Desperdício Zero, o Mix de Pimentos, o Feijão Verde e a Cebola.
Em 2023, foram disponibilizados 9 novos artigos da Gama Zero Desperdício. No total, evitámos que mais de 1700 toneladas de frutas e legumes fossem desperdiçadas no campo.
Estas iniciativas realizadas em 2023 consistiram na recolha e encaminhamento para reciclagem de cadernos usados (Cadernão) e numa experiência de ‘gamification’ em que o utilizador ganhava pontos pela adoção de comportamentos mais sustentáveis (Poupe o Planeta). Ambos os projetos tinham em comum o compromisso do Continente em preservar o Planeta, nomeadamente através de ações de reflorestação. No caso do Cadernão, 20 árvores por cada tonelada de papel recolhido, e no que ao Poupe o Planeta diz respeito 1 árvore por cada 10 pontos alcançados
Estas iniciativas levaram à plantação de mais de 18000 árvores.
E porque o Continente tem a missão de proporcionar aos portugueses opções de compra mais sustentáveis, já parte dos produtos nas diferentes áreas de loja apresenta certificações de sustentabilidade, o que garante aos clientes que o que consomem é produzido de forma mais sustentável.
Apenas no que à Gama Resíduo Zero diz respeito, também em 2023, mais de 3 mil toneladas de frutas e legumes foram produzidas de forma mais sustentável e livres de resíduos de pesticidas. Esta certificação garante um sistema de produção agrícola que privilegia o uso de produtos de origem biológica, com o objetivo de obter um produto livre de resíduos de pesticidas, com continuidade e qualidade durante todo o ano.
Cuide do ambiente e obrigada pela confiança!
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura