No Dia Mundial do Ambiente, o mote é o combate ao plástico

A 5 de junho assinalou-se o Dia Mundial do Ambiente, este ano com uma campanha dedicada ao plástico.
Dia Mundial do Ambiente 2023

Partilhar

A hashtag que dá nome à campanha do Dia Mundial do Ambiente deste ano lança o mote e convida à ação: #CombataAPoluiçãoPlástica. 

Há 50 anos que as Nações Unidas assinalam a data a 5 de junho com ações de sensibilização sobre a preservação do planeta. Todos os anos é escolhido um tema específico relacionado com a proteção do meio ambiente e um país para acolher os principais eventos. Em parceria com os Países Baixos, o país anfitrião de 2023 é a Costa do Marfim.

Este ano, a atenção recai sobre o plástico. Se são inúmeras as consequências da poluição causada pelo lixo de plástico, ciência e tecnologia têm vindo a trabalhar soluções para minimizar os seus impactos. E mais: os esforços que unem governos, empresas, instituições e cidadãos são cada vez maiores e com resultados visíveis.  

Combate ao plástico dá mote a campanha de sensibilização 

Por favor, aceite as statistics, marketing cookies para poder ver este vídeo.
Vídeo da campanha de sensibilização do Dia Mundial do Ambiente 2023

Acordo histórico na definição de soluções globais 

A pressão para o estabelecimento de um compromisso global para travar os problemas causados pela poluição provocada pelo plástico surtiu, finalmente, efeitos. No início de 2022, aguardava-se a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA 5.2), no Quénia, com expectativa. Tinha passado um ano desde a primeira parte do encontro e as negociações internacionais deveriam apontar os termos de um tratado global para o plástico. 

Depois de retomadas as negociações em novembro do mesmo ano, no Uruguai, a ‘tentativa’ de chegar a uma espécie de Acordo de Paris especificamente para travar a poluição por plástico só agora (junho de 2023) parece estar a resultar em dados concretos. São 175 os delegados dos estados-membros das Nações Unidas reunidos em Paris, na sede da UNESCO, para definirem as linhas-condutoras do compromisso global que deverá determinar algumas soluções para o problema da poluição por plástico. O documento deverá estar terminado até ao final de 2024.

Sugestão: documentário ‘Caro Plástico’, para ver e refletir

Caro plástico documentário

Uma “história de amor tóxico”. O documentário da francesa Dorothée Adam é como uma carta dedicada ao “caro plástico”, tão essencial como nocivo. Com uma abordagem original, a realizadora não se limita a falar apenas dos malefícios que o plástico tem causado no ambiente. São várias as perspectivas que expõe e que resultam num trabalho objetivo, completo, instrutivo. 

Disponível no site RTP Play.

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest