A camada de ozono e sua relação tóxica com o ser humano
Todos já ouvimos falar dela mas será que sabemos o que realmente é? Como se forma e como protege a vida no planeta? E como a atividade humana está a destruí-la?
LIFEFood Cycle: plataforma inovadora para gerir quebras de loja.
LIFEFood Cycle permitirá uma melhor gestão de alimentos em risco de quebra.
No dia em que se comemora o 1º Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentares, a Sonae MC arranca com o projeto LIFEFood Cycle, de desenvolvimento de uma plataforma inovadora que permitirá às lojas Continente gerir as suas quebras de forma mais digital, otimizando a doação a instituições de solidariedade e a vender, a parceiros comerciais, os seus produtos alimentares em risco de quebra, por um preço que se prevê mais baixo.
Este é um projeto inovador e pioneiro a nível europeu, já que o Continente será a primeira marca a deter uma plataforma digital de gestão de doações e venda (B2B) dos seus excedentes. Melhorar a sustentabilidade do sistema alimentar é o objetivo do projeto LIFEFood Cycle, desenvolvido em consórcio com a Phenix, e cofinanciado em 55% pelo programa LIFE da União Europeia – o instrumento de financiamento europeu para o ambiente e a ação climática.
O LIFEFood Cycle vai tornar mais eficiente o processo das doações solidárias, aumentando o total da quebra que se consegue reaproveitar para instituições de apoio social e animal, em simultâneo com as vendas B2B que será uma novidade. O processo de doação já existe há muitos anos nas lojas Continente e, de forma predominantemente manual, permitiu doar, em 2019, 12,3 milhões de euros em excedentes alimentares, a mais de 1000 instituições de solidariedade social e associações de apoio a animais. Os colaboradores da empresa também beneficiam destes produtos que são disponibilizados nas áreas sociais das lojas e entrepostos Continente.
Todas as lojas têm parceria com uma ou mais instituições locais para doação de excedentes alimentares, desde que estes conservem condições de consumo – ou seja, a perda aconteça apenas no que diz respeito ao seu caráter comercial. As doações decorrem durante todo o ano, de forma transversal às lojas Continente.
A futura plataforma permitirá também a venda B2B a parceiros comerciais, permitindo recuperar mais produtos que perderam o seu valor comercial, a um preço previsivelmente mais baixo do que nas lojas físicas.
O Continente continua a desenvolver outras iniciativas para combater o desperdício alimentar nas suas lojas, como por exemplo, a venda, por apenas 0,50€/kg, das caixas de 5kg com frutas e legumes que estão perto de ultrapassar o ponto ótimo de consumo. As Caixas Zer0% Desperdício estão atualmente em vigor em 29 lojas, mas está a ser estudado o alargamento às restantes, evitando o desperdício de 25 toneladas de frutas e legumes por ano.
Além desta caixa, a marca está a aproveitar o desperdício gerado na produção das maçãs e peras IGP transformando-as em snacks de fruta desidratada, à venda por 0,69€ cada embalagem de 20g, mas não só: também há sumos naturais que levam apenas estas frutas espremidas, sem qualquer adição de açúcar ou água, como o sumo 100% maçãs de Alcobaça de 1,5l por 2,99€.
O projeto da Banana Solteira, numa colaboração entre Continente e Bagga, permite combater o desperdício das bananas que foram retiradas dos cachos e deixadas soltas nas lojas Continente. As bananas são colocadas à venda a preço fixo (0,50€) nas cafetarias Bagga.
Para Pedro Lago, Diretor de Projetos de Sustentabilidade da Sonae MC, “desde há muito tempo que a nossa visão assenta no desperdício 0. O grande objetivo é que não haja desperdício de qualquer alimento que esteja em condições de ser consumido. Este dia permite chamar a atenção para um problema que é de todos”.
O Continente tem vindo a trabalhar em projetos de economia circular e combate ao desperdício, como por exemplo, os Doces & Chutneys feitos a partir de frutas e legumes que perdem a sua validade comercial mas que são transformados e ganham nova vida; o Panana, um bolo rico em manganésio, feito com polpa das bananas que as pessoas já não querem levar das lojas; e a Bread Beer, uma cerveja artesanal desenvolvida em conjunto com a Vadia, produzida com excedentes do pão das padarias Continente.
Todos já ouvimos falar dela mas será que sabemos o que realmente é? Como se forma e como protege a vida no planeta? E como a atividade humana está a destruí-la?
Vem aí uma nova campanha de sensibilização para entendermos melhor as datas de validade dos alimentos e evitar desperdício
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
A adoção de práticas sustentáveis no trabalho é cada vez mais percecionada como forma de melhorar a qualidade de vida
Foi a 25 de setembro de 2015 que as Nações Unidas adotaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conheça os esforços que Portugal tem feito para os alcançar
José Leite diz:
Boa Tarde
Gostaria de saber como posso fazer para ter gratuitamente toda a fruta, legumes e queijosa fora de prazo ou estragados a levantar na Loja do MIRAMAIA na Maia ou outra nas redondezas.
Não é para consumo humano.
Podemos levantar duas a três vezes por semana.
Obrigado
Cumprimentos
José Leite
Continente diz:
Boa tarde José,
Muito obrigado pela mensagem.
Informamos que é proibida a doação dos géneros alimentícios cuja data limite de consumo se encontre ultrapassada, porque deixam de ser considerados seguros (independentemente do destino que se pretenda dar aos mesmos).
Para os alimentos considerados excedentes, ou sejam, que perdem o seu caráter comercial, mas preservam as condições necessárias de consumo seguro, as lojas Continente asseguram diariamente a doação a instituições de apoio social e associações de bem-estar animal locais.
Esperamos ter ajudado.
Atentamente,
Equipa Continente