Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
De carro, de transportes, a pé ou de bicicleta. Um estudo realizado pela Universidade de Glasgow, na Escócia, analisou a saúde das pessoas que se movem para o trabalho de carro, de transportes públicos, a pé ou de bicicleta.
Mais de 80 000 pessoas participaram neste estudo, que foi realizado durante 18 anos, e os resultados mostram diferentes impacto, física e mentalmente. Os resultados revelam, sem surpresas, que quem caminha ou pedala para o trabalho sofre menos risco de doença e de ser hospitalizado.
Os ciclistas são os que apresentam os melhores resultados, com um risco 47% menor de morte, face aos que se deslocam de carro ou de transportes públicos. Além disso, têm um risco 10% menor de serem hospitalizados, 24% menor de internamento por doença cardiovascular e por doença cancerígena e é 20% inferior de prescrição de medicamentos relacionados com doença mental.
No entanto, os ciclistas correm o dobro do risco de serem internados por causa de um acidente de trânsito, o que está fundamentalmente relacionado com a falta de condições das cidades para este tipo de locomoção.
Já as pessoas que vão a pé para o trabalho têm um risco 9% inferior de hospitalização por qualquer causa, 10% menor de tomarem medicação devido a doença cardiovascular e 7% menor de tomarem medicação devido a doença mental.
Em Portugal, o carro é o meio de transporte mais utilizado para ir para o trabalho – 66% dos trabalhadores o usam – e apenas 0,6% da população diz deslocar-se para o seu posto de trabalho com recurso à bicicleta, segundo os Censos 2021.
Está mais que provado que praticar desporto regularmente evita o excesso de peso e doenças associadas, assim como traz efeitos positivos na saúde mental. E se não tem tempo para ginásio ou outro tipo de exercício no início ou final do dia, porque não investir em exercício durante o tempo que reserva para deslocar-se para o trabalho?
Mudanças simples, como optar por bicicleta, caminhada ou até deixar o carro mais longe e deslocar-se parte da viagem a pé podem são soluções que ajudam a reduzir a poluição nas cidades e melhorar a sua saúde e a de todos.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura