Sim, a forma como se desloca para o trabalho afeta a sua saúde

De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde

transporte pra o trabalho

De carro, de transportes, a pé ou de bicicleta. Um estudo realizado pela Universidade de Glasgow, na Escócia, analisou a saúde das pessoas que se movem para o trabalho de carro, de transportes públicos, a pé ou de bicicleta.

Mais de 80 000 pessoas participaram neste estudo, que foi realizado durante 18 anos, e os resultados mostram diferentes impacto, física e mentalmente. Os resultados revelam, sem surpresas, que quem caminha ou pedala para o trabalho sofre menos risco de doença e de ser hospitalizado.

Deslocar-se para o trabalho de bicicleta 

Os ciclistas são os que apresentam os melhores resultados, com um risco 47% menor de morte, face aos que se deslocam de carro ou de transportes públicos. Além disso, têm um risco 10% menor de serem hospitalizados, 24% menor de internamento por doença cardiovascular e por doença cancerígena e é 20% inferior de prescrição de medicamentos relacionados com doença mental.

No entanto, os ciclistas correm o dobro do risco de serem internados por causa de um acidente de trânsito, o que está fundamentalmente relacionado com a falta de condições das cidades para este tipo de locomoção. 

Ir a pé para o trabalho

Já as pessoas que vão a pé para o trabalho têm um risco 9% inferior de hospitalização por qualquer causa, 10% menor de tomarem medicação devido a doença cardiovascular e 7% menor de tomarem medicação devido a doença mental.

Em Portugal, o carro é o meio de transporte mais utilizado para ir para o trabalho – 66% dos trabalhadores o usam – e apenas 0,6% da população diz deslocar-se para o seu posto de trabalho com recurso à bicicleta, segundo os Censos 2021.

Está mais que provado que praticar desporto regularmente evita o excesso de peso e doenças associadas, assim como traz efeitos positivos na saúde mental. E se não tem tempo para ginásio ou outro tipo de exercício no início ou final do dia, porque não investir em exercício durante o tempo que reserva para deslocar-se para o trabalho? 
Mudanças simples, como optar por bicicleta, caminhada ou até deixar o carro mais longe e deslocar-se parte da viagem a pé podem são soluções que ajudam a reduzir a poluição nas cidades e melhorar a sua saúde e a de todos.

Artigos recentes

Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Todos os meses, mais informação, menos plástico: subscreva a nossa newsletter
    Por favor, desative o adblock para poder subscrever à newsletter.
    © Copyright 2024 Modelo Continente Hipermercados, S.A. Todos os direitos reservados.