Nos últimos anos têm surgido iniciativas como a Green Friday ou a Tuesday Friday, que pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da Black Friday – evento que marca o arranque de uma das alturas de maior consumo do ano: a época natalícia. Este ano acontece a 24 de novembro.
A Black Friday é uma tradição exportada dos Estados Unidos para o resto do mundo. Assinala-se anualmente na sexta-feira que sucede o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), feriado tradicional norte-americano, sendo que os consumidores podem encontrar neste dia descontos de até 80% face ao preço dos produtos durante o resto do ano.
É realmente um bom dia para encontrar verdadeiras pechinchas. Seja aquele produto mais dispendioso que esteve a namorar durante o ano inteiro, seja a prenda de Natal perfeita para impressionar cada membro da família.
A “caça às pechinchas” tornou-se, aliás, uma bandeira da Black Friday, resultado no aumento do consumo desenfreado e das compras por impulso durante este dia. O que implica um preço muito elevado a ser pago pelo meio ambiente. Basta pensar que as compras online estão a aumentar e a Black Friday não foge à regra. Foi, inclusive, criada a Cyber Monday, numa espécie de prolongamento da Black Friday mas focada apenas no e-commerce, que acontece sempre na segunda-feira seguinte (este ano dia 27 de novembro).
Assim, além dos gastos de recursos implícitos na produção, estes dias são especialmente prejudiciais para o meio ambiente, não só devido ao aumento do transporte dos produtos – até às lojas e até casa dos clientes, como também a um maior esforço em termos de logística inversa, associado ao elevado incremento das devoluções.
Para contrastar com este pico de consumo, algumas empresas e associações lançaram projetos que promovem a plantação de árvores, para contrabalançar com o impacto ambiental, ou que promovem a troca e doação de bens a instituições. Conheça alguns dos projetos que pretendem ajudar a mitigar o impacto ambiental das suas compras durante a Black Friday.
#1- Plantação de árvores na Green Friday
A “Sexta-feira Verde” é um movimento que tem crescido nos últimos anos, em contrapeso à “Sexta-feira Negra”: associações e empresas promovem iniciativas de sustentabilidade que privilegiam, por exemplo, a compra em segunda mão ou em lojas mais próximas das casas dos clientes.
Em Portugal, no âmbito da Green Friday, a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável está este ano a incentivar os consumidores a apoiarem a plantação de árvores e arbustos na Mata Nacional de Leiria.
“De forma simples e rápida, [pessoas individuais e empresas] poderão contribuir para ajudar a restaurar dois habitats naturais de conservação prioritária – o zimbral dunar e o faial-medronhal – através da plantação de árvores e arbustos autóctones numa área da Mata Nacional de Leiria afetada pelos incêndios de 2017”, explica a associação ZERO.
A campanha começa dias antes da “Black/Green Friday”, em antecipação também do Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), e prolonga-se até 6 de janeiro de 2024. Por quatro euros, no mínimo, os consumidores garantem a plantação de uma árvore ou arbusto. Além de ajudar à reflorestação, o investimento traz benefícios fiscais (pode ser deduzido à colecta do IRS). Conheça todos os detalhes deste projeto na sua página oficial.
No mesmo sentido, outro projeto em que pode participar para promover não só a plantação de árvores como também a retirada de plástico dos oceanos é o GoodBag. O Continente é um dos retalhistas que aderiu a esta iniciativa de dimensão internacional e que não se limita apenas à Green Friday, estando em vigor durante todo o ano.
Na prática, os consumidores adquirem um “Good Bag” – saco de compras reutilizável de grande dimensão e produzido em 100% com algodão orgânico. Por cada saco comprado, uma árvore é plantada e, por cada vez que se reutiliza o saco (há uma aplicação móvel para fazer scan desses momentos), o projeto garante que um saco de plástico é retirado dos oceanos, ao financiar organizações dedicadas a esta tarefa.
#2- Apoiar causas na “Giving Tuesday”
A Giving Tuesday é uma iniciativa fundada em 2012 pelas Nações Unidas e pela 92StreetY que, assim como a Black Friday, teve início nos Estados Unidos da América e entretanto expandiu-se pelo planeta. A premissa baseia-se em prolongar o espírito de generosidade e empatia para além do “Dia de Ação de Graças”, para que cada pessoa se junte à causa que lhe for mais próxima. Projetos que combatam o desperdício, a desflorestação, a fome, doenças – as opções são inúmeras.
Neste momento, este representa um dos maiores movimentos internacionais de solidariedade, incentivando as pessoas a doar “bens, tempo, competências, dinheiro ou sangue”. Este ano, a Giving Tuesday assinala-se a 28 de novembro e, se quiser fazer parte, pode conhecer todos os projetos disponíveis em Portugal através do site nacional para este movimento.
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