Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Eliminar materiais ou substituir por mais sustentáveis. Promover a reutilização e envolver todos os intervenientes da cadeia de valor. O trabalho da MC está à vista
Pequenas mudanças podem causar grandes impactos na sustentabilidade do nosso planeta e a MC é exemplo disso. A empresa do grupo Sonae dedicada ao retalho tem vindo a reestruturar a forma como entrega os produtos, no sentido de reduzir, eliminar ou substituir materiais nas suas embalagens, sem comprometer a qualidade dos mesmos.
O objetivo é que até 2025 todas as embalagens das marcas próprias e exclusivas da MC (que vão muito além da marca Continente) sigam uma fórmula o mais sustentável possível, antecipando a meta determinada pela União Europeia de que até 2030 todas as embalagens a circular no mercado sejam reutilizáveis ou possam ser recicláveis de forma economicamente eficiente.
Fique a par de alguns dos marcos neste processo da MC.
Num trabalho multidisciplinar que envolveu vários departamentos da empresa e outros parceiros, a MC desenvolveu o Manual de Packaging Sustentável. Trata-se de um “guia de boas práticas” que visa promover e uniformizar linhas orientadoras, que potenciem a sustentabilidade e circularidade das embalagens.
Com esta iniciativa, a MC compromete-se não só a reconverter todas as embalagens das marcas próprias e exclusivas de todo o portfólio de negócios da MC, segundo o conceito “Design4recycling” (desenho que assegura a reciclabilidade das embalagens), mas também a mobilizar fornecedores e consumidores para esta missão.
Em termos gerais, o Manual de Packaging Sustentável tem como objetivo “reduzir o tamanho das embalagens, eliminar o material não necessário, incorporar material reciclado, reutilizar sempre que possível, facilitar a reciclagem, promover inovação e melhorar a informação sobre as embalagens”. Em específico, alguns exemplos a seguir são:
Como parte do plano de desenvolvimento e transição das suas embalagens, tornando-as mais sustentáveis, a MC promoveu iniciativas formativas para colaboradores e fornecedores.
Com base nas regras que compõem o manual, a MC começou por estudar as possibilidades de eliminação, redução ou substituição de materiais das suas embalagens existentes, sem nunca esquecer, claro, a função primordial das embalagens: manter a qualidade dos produtos.
Neste sentido, destacam-se algumas medidas implementadas recentemente:
A economia circular só acontece se o último agente da cadeia garantir que o circuito se fecha. Ou seja, se o cliente final permitir que as embalagens retornem ao ponto de partida. Foi neste sentido, que a MC procedeu também à introdução de iconografia nas embalagens de marca própria, que apoie os clientes com dicas de separação e reciclagem que vão muito além da simples sinalização da cor do ecoponto de destino.
Esta iconografia pioneira a nível nacional foi desenvolvida em parceria com a Sociedade Ponto Verde e apresenta dicas para a correta separação e reciclagem dos materiais que compõem uma embalagem. Como por exemplo “esvaziar e espalmar garrafa de plástico”, entre outras.
A dica aqui é: fique atento às embalagens.
O compromisso da MC para um uso responsável dos plásticos foi também novamente destacado, no âmbito do The Global Commitment Progress Report 2023 da Ellen MacArthur Foundation, com um desempenho que coloca a MC entre os melhores retalhistas a nível global. Este relatório avalia o progresso de mais de 1000 organizações, unidas em torno de uma visão comum, de uma economia circular para os plásticos.
A MC reporta anualmente o seu progresso em relação às ambiciosas metas que definiu para as suas embalagens e com as quais está profundamente comprometida. A prioridade é assegurar que até 2025 as embalagens de marca própria são recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis e que incorporam, pelo menos, 30% de matéria-prima reciclada.
O relatório da Ellen MacArthur Foundation confirma ainda que a empresa portuguesa apresenta um desempenho acima da média do retalho, quando comparado com signatários de todo o mundo e do seu setor, estando no top 3 na percentagem de embalagens de plástico já reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, bem como na incorporação de plástico reciclado.
Em 2022, a MC atingiu uma taxa de reciclabilidade das suas embalagens de plástico de 80%, de acordo com a sua matriz de reciclabilidade, representando um crescimento de 5,3 pontos percentuais face a 2021 e a incorporação de 14,1% de matéria-prima reciclada (+2 pontos percentuais que em 2021).
Fique a saber mais sobre o caminho percorrido pela MC para tornar as embalagens cada vez mais sustentáveis e promover a reutilização junto dos consumidores, assim como os desafios que esse trajeto tem causado à equipa, através do videocast da empresa.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura