As embalagens do Continente estão a mudar – e isso é bom para o planeta

Eliminar materiais ou substituir por mais sustentáveis. Promover a reutilização e envolver todos os intervenientes da cadeia de valor. O trabalho da MC está à vista

Pequenas mudanças podem causar grandes impactos na sustentabilidade do nosso planeta e a MC é exemplo disso. A empresa do grupo Sonae dedicada ao retalho tem vindo a reestruturar a forma como entrega os produtos, no sentido de reduzir, eliminar ou substituir materiais nas suas embalagens, sem comprometer a qualidade dos mesmos. 

O objetivo é que até 2025 todas as embalagens das marcas próprias e exclusivas da MC (que vão muito além da marca Continente) sigam uma fórmula o mais sustentável possível, antecipando a meta determinada pela União Europeia de que até 2030 todas as embalagens a circular no mercado sejam reutilizáveis ou possam ser recicláveis de forma economicamente eficiente. 

Fique a par de alguns dos marcos neste processo da MC.

#1- Manual de Packaging Sustentável 

Num trabalho multidisciplinar que envolveu vários departamentos da empresa e outros parceiros, a MC desenvolveu o Manual de Packaging Sustentável. Trata-se de um “guia de boas práticas” que visa promover e uniformizar linhas orientadoras, que potenciem  a sustentabilidade e circularidade das embalagens. 

Com esta iniciativa, a MC compromete-se não só a reconverter todas as embalagens das marcas próprias e exclusivas de todo o portfólio de negócios da MC, segundo o conceito “Design4recycling” (desenho que assegura a reciclabilidade das embalagens), mas também a mobilizar fornecedores e consumidores para esta missão. 

Em termos gerais, o Manual de Packaging Sustentável tem como objetivo “reduzir o tamanho das embalagens, eliminar o material não necessário, incorporar material reciclado, reutilizar sempre que possível, facilitar a reciclagem, promover inovação e melhorar a informação sobre as embalagens”. Em específico, alguns exemplos a seguir são:

  • Vidro: coloração transparente, em tons de verde ou castanho; utilizar gravuras ou etiquetas de papel e evitar peças cerâmicas;
  • Papel: utilizar o mínimo de coloração na impressão e tintas que possam ser removidas no processo de reciclagem; evitar janelas e outros componentes plásticos;
  • Plástico: utilizar plástico reciclável; incorporar material reciclado e tentar que a embalagem se adapte exatamente à forma do produto;
  • Metal: garantir componentes metálicos e não ferrosos, privilegiar sistemas de fecho do mesmo material e utilizar tinta de impressão compatíveis com a listagem EuPIA (European Printing Ink Association)

Como parte do plano de desenvolvimento e transição das suas embalagens, tornando-as mais sustentáveis, a MC promoveu iniciativas formativas para colaboradores e fornecedores.

#2- Da teoria à prática

Com base nas regras que compõem o manual, a MC começou por estudar as possibilidades de eliminação, redução ou substituição de materiais das suas embalagens existentes, sem nunca esquecer, claro, a função primordial das embalagens: manter a qualidade dos produtos. 

Neste sentido, destacam-se algumas medidas implementadas recentemente: 

  • Eliminação dos separadores de queijo: nomeadamente do Queijo Flamengo da marca Continente (embalagem de 500gr fatias). Devido à gordura do queijo, este material não era passível de ser reciclado, pelo que, com esta pequena mudança, estima-se uma poupança de cerca de 10 toneladas de papel não reciclável desperdiçado por ano. Para o Continente, esta eliminação representa uma redução de 35% do material da embalagem utilizado em cada unidade.
  • Novos detergentes concentrados para a roupa: lançados em 2023, os detergentes Power+ apresentam uma fórmula ultra concentrada que possibilita a redução do consumo de água, assim como do tamanho das embalagens – uma embalagem de 2 litros chega às 40 doses, o que representa uma poupança anual de cerca de 20 toneladas de plástico, ou 129 mil embalagens poupadas.
  • Eliminação das tampas dos iogurtes líquidos: devido ao seu tamanho, peso e facilidade de descarte, as tampas dos iogurtes muitas vezes ficam perdidas, não chegando  aos sistemas de triagem e reciclagem  de resíduos. Numa iniciativa sem precedentes em Portugal, o Continente decidiu eliminar este material, evitando assim a entrada de cerca de 100 toneladas de plástico no mercado anualmente e reduzindo em 15% a quantidade de plástico nos cerca de 69 milhões de frascos de iogurte vendidos por ano. 
  • Substituição do filme PVC nas secções de Frutas e Legumes, Talho e Charcutaria: a MC encontrou uma alternativa mais sustentável para um plástico muito utilizado, devido à sua resistência e estiramento, mas que não é reciclável no final do seu ciclo de vida. O PVC utilizado enquanto filme nas secções de Frutas e Legumes, Talho e Charcutaria foi substituído por um filme PE (polietileno) reciclável, permitindo a eliminação de cerca de 82 toneladas por ano deste plástico problemático. A solução foi encontrada após mais de um ano de estudos e testes. 
  • Incorporação de  plástico reciclado: produtos da marca BOOST, do Continente, são um dos exemplos que já pode encontrar nas lojas cujas embalagens são compostas por plástico reciclado. Nomeadamente as embalagens dos óleos para motor e aditivos contêm até 48% de plástico reciclado, possibilitando a poupança de cerca de oito toneladas de plástico virgem, por ano.
  • Reutilização de embalagens take away: destaque-se ainda que, para fomentar a reutilização na área alimentar, a MC tem incentivado os clientes a trazer de casa a sua embalagem para levar os produtos de charcutaria e de take away. Ao mesmo tempo, os restaurantes Cozinha Continente estão a implementar um projeto pioneiro, em 5 restaurantes da zona de Lisboa, para promover a reutilização de embalagens de take away. Esta é uma alternativa mais sustentável às atuais embalagens descartáveis, mais económica e igualmente conveniente para o consumidor. Esta solução não tem nenhum custo associado e a higienização das embalagens é garantida pelos restaurantes.

#3- Iconografia para ajudar o consumidor a reciclar 

A economia circular só acontece se o último agente da cadeia garantir que o circuito se fecha. Ou seja, se o cliente final permitir que as embalagens retornem ao ponto de partida. Foi neste sentido, que a MC procedeu também à introdução de iconografia nas embalagens de marca própria, que apoie os clientes com dicas de separação e reciclagem que vão muito além da simples sinalização da cor do ecoponto de destino.  

Esta iconografia pioneira a nível nacional foi desenvolvida  em parceria com a Sociedade Ponto Verde e apresenta dicas para a correta separação e reciclagem dos materiais que compõem uma embalagem. Como por exemplo “esvaziar e espalmar garrafa de plástico”, entre outras. 

A dica aqui é: fique atento às embalagens. 

#4- Reconhecimento internacional 

O compromisso da MC para um uso responsável dos plásticos foi também novamente destacado, no âmbito do The Global Commitment Progress Report 2023 da Ellen MacArthur Foundation, com um desempenho que coloca a MC entre os melhores retalhistas a nível global. Este relatório avalia o progresso de mais de 1000 organizações, unidas em torno de uma visão comum, de uma economia circular para os plásticos.

A MC reporta anualmente o seu progresso em relação às ambiciosas metas que definiu para as suas embalagens e com as quais está profundamente comprometida. A prioridade é assegurar que até 2025 as embalagens de marca própria são recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis e que incorporam, pelo menos, 30% de matéria-prima reciclada

O relatório da Ellen MacArthur Foundation confirma ainda que a empresa portuguesa apresenta um desempenho acima da média do retalho, quando comparado com signatários de todo o mundo e do seu setor, estando no top 3 na percentagem de embalagens de plástico já reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, bem como na incorporação de plástico reciclado.

Em 2022, a MC atingiu uma taxa de reciclabilidade das suas embalagens de plástico de 80%, de acordo com a sua matriz de reciclabilidade, representando um crescimento de 5,3 pontos percentuais face a 2021 e a incorporação de 14,1% de matéria-prima reciclada (+2 pontos percentuais que em 2021). 

Fique a saber mais sobre o caminho percorrido pela MC para tornar as embalagens cada vez mais sustentáveis e promover a reutilização junto dos consumidores, assim como os desafios que esse trajeto tem causado à equipa, através do videocast da empresa.

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