Tem ou quer ter um animal de estimação? Eis 8 dicas eco-friendly que precisa saber
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Marcas próprias e exclusivas da MC com embalagens que privilegiam a reciclabilidade e a circularidade.
“Há uma nova forma de entregar” foi o mote para o lançamento do Manual de Packaging Sustentável da MC (empresa da qual o Continente faz parte). Elaborado minuciosamente por uma equipa multidisciplinar de várias áreas dentro da empresa, em colaboração com parceiros e consultores externos, este ‘guia de boas práticas’ tem como propósito maior tornar as embalagens das marcas próprias e exclusivas, como a marca Continente, mais sustentáveis.
O conceito de ‘Design4recycling’ materializa a nova forma de entregar, e concretiza-se na lógica de pensar as embalagens em todo o ciclo de vida e na adoção dos princípios da economia circular e do ecodesign.
O compromisso, a mobilização, a partilha de experiências e conhecimentos pelas equipas que lideraram este projeto, resultou na elaboração deste Manual, com uma abordagem comum a todo o packaging. Esta visão holística dá a este documento um carácter dinâmico e, por isso, será atualizado de acordo com o desenvolvimento de novos materiais, soluções, processos tecnológicos, e à evolução da regulamentação.
Por outro lado, este Manual promove a uniformização de soluções de um único material, sempre que possível, antecipando constrangimentos no fim de vida das embalagens e, por conseguinte, a sua reciclabilidade efetiva. O consumidor tem a responsabilidade de separar os resíduos, ainda assim, quanto mais simples for a sua reciclagem, melhor.
No evento de apresentação do Manual, foi possível participar numa exposição itinerante “Há uma nova forma de entregar”, distribuída pelos principais materiais – plástico, papel, vidro e metal – e representada por exemplos de embalagens de marca própria das insígnias da MC.
À medida que, em pequenos grupos, a visita ia avançando, as equipas envolvidas na elaboração do Manual foram esclarecendo dúvidas e explicando algumas das recomendações. De forma esquematizada por aspetos a privilegiar, procedimentos a avaliar e critérios a evitar, de acordo com os diferentes materiais, as recomendações e orientações poderão ser facilmente consultadas por colaboradores e parceiros da MC.
Reduzir o tamanho das embalagens, eliminar o que não for necessário, incorporar material reciclado e reutilizar sempre que possível, são alguns dos aspetos a considerar na fase de conceção das embalagens, sendo ainda reforçados pelas abordagens de facilitar a reciclagem, promover a inovação e reforçar a informação junto dos consumidores.
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Para ajudar na tarefa quotidiana de separação do seu lixo doméstico, compilamos 17 dúvidas que frequentemente surgem sobre reciclagem.
Para adultos e crianças. Leve a sustentabilidade de férias consigo, com estas dicas para ler, ouvir e tomar ação.
É a pergunta a que o projeto Cidade do Zero pretende responder, num evento gratuito que terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia
Aqueles que gostam de passear pela Natureza, agora têm um pretexto para o fazerem… à noite
O combate aos incêndios começa na sensibilização para comportamentos a evitar durante o verão. Conheça alguns.