Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Pedro Lago, em representação da Sustentabilidade da MC, foi o convidado do programa.
No primeiro episódio do podcast “What’s ON?”, podcast da revista Briefing em parceria com o Continente, Pedro Lago, diretor de Projetos de Sustentabilidade e Economia Circular na MC, partilha um pouco do que tem sido a estratégia neste âmbito.
Não sendo um tema novo, a sustentabilidade integra cada vez mais e de forma transversal todas as ações da companhia, pelo que não é propriamente “fora da caixa” que seja um dos pilares estratégicos. Pedro Lago defende – tal como é política da MC – que todas as decisões devem ser ponderadas e sustentadas cientificamente, ao invés de procurar implementar medidas mais populistas – “isso sim, talvez seja fora da caixa”. E continua, apresentando, então, a iniciativa cujo nome é Fora da Caixa e cujo propósito acaba por ser, também ele, disjuntivo.
Pedro Lago não hesita ao afirmar que “não temos dúvidas que podemos potenciar o nosso impacto se trabalharmos em toda a cadeia de valor”, desde o produtor ao consumidor. Quando questionado sobre o que é, afinal, ser responsável em relação ao plástico – e em jeito de introdução ao projecto Plástico Responsável Continente -, Pedro Lago destaca a utilização responsável como “ponto fundamental”. Já que o plástico “não vai acabar” e como “bom material” que é, deve sim ser reutilizado. Sobre a plataforma em si, recorda que além de inovadora “é um espaço aberto com imensos conteúdos”, sobre iniciativas Continente e não só, que “ajudam a esclarecer a opinião pública sobre toda esta temática”.
Sobre a iniciativa Fora da Caixa, é curiosa a introdução de Pedro Lago, ao sugerir que, por vezes, “o conhecimento científico é inimigo da criatividade.” Assim, “envolver o consumidor neste processo” (de conseguir embalagens mais amigas do ambiente, de uma maneira geral) e ter ideias “inesperadas e que nos inspirem”, são os principais objetivos. Refere o processo de seleção das sugestões Fora da Caixa, a vontade de implementar mais ideias e, essencialmente, de dar voz aos consumidores.
Para ouvir e ver:
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura