No primeiro episódio do podcast “What’s ON?”, podcast da revista Briefing em parceria com o Continente, Pedro Lago, diretor de Projetos de Sustentabilidade e Economia Circular na MC, partilha um pouco do que tem sido a estratégia neste âmbito.
Não sendo um tema novo, a sustentabilidade integra cada vez mais e de forma transversal todas as ações da companhia, pelo que não é propriamente “fora da caixa” que seja um dos pilares estratégicos. Pedro Lago defende – tal como é política da MC – que todas as decisões devem ser ponderadas e sustentadas cientificamente, ao invés de procurar implementar medidas mais populistas – “isso sim, talvez seja fora da caixa”. E continua, apresentando, então, a iniciativa cujo nome é Fora da Caixa e cujo propósito acaba por ser, também ele, disjuntivo.
Dar voz aos clientes
Pedro Lago não hesita ao afirmar que “não temos dúvidas que podemos potenciar o nosso impacto se trabalharmos em toda a cadeia de valor”, desde o produtor ao consumidor. Quando questionado sobre o que é, afinal, ser responsável em relação ao plástico – e em jeito de introdução ao projecto Plástico Responsável Continente -, Pedro Lago destaca a utilização responsável como “ponto fundamental”. Já que o plástico “não vai acabar” e como “bom material” que é, deve sim ser reutilizado. Sobre a plataforma em si, recorda que além de inovadora “é um espaço aberto com imensos conteúdos”, sobre iniciativas Continente e não só, que “ajudam a esclarecer a opinião pública sobre toda esta temática”.
Sobre a iniciativa Fora da Caixa, é curiosa a introdução de Pedro Lago, ao sugerir que, por vezes, “o conhecimento científico é inimigo da criatividade.” Assim, “envolver o consumidor neste processo” (de conseguir embalagens mais amigas do ambiente, de uma maneira geral) e ter ideias “inesperadas e que nos inspirem”, são os principais objetivos. Refere o processo de seleção das sugestões Fora da Caixa, a vontade de implementar mais ideias e, essencialmente, de dar voz aos consumidores.
Para ouvir e ver:
0 Comments