Estratégia de Sustentabilidade Ambiental Sonae MC

Procura incessante por uma pegada ecológica sustentável.
Estratégia Sustéentabilidade MC

Partilhar

Ao encontro ao desenvolvimento sustentado dos negócios, a Sonae MC, grupo do qual o Continente faz parte, formulou a sua ESA – Estratégia de Sustentabilidade Ambiental que se integra numa estratégia que tem mais de 20 anos. Foi nesse âmbito que surgiu o Grupo de Trabalho sobre Plásticos, transversal a todas as áreas de atuação da Sonae MC, e a partir do qual se definiram os sete objetivos do Compromisso Plástico Responsável.

No que respeita ao problema do plástico desnecessário, o Continente tem procurado reduzir, reciclar e reutilizar o plástico nas embalagens de marca própria, antecipando para 2025 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas para 2030. No entanto, o Compromisso Plástico Responsável é só uma das vertentes que tem sido trabalhada para que a atuação do Continente – e das restantes insígnias da Sonae MC – tenha uma pegada ecológica sustentável. Como? Trabalhando no eco-design dos seus produtos e procurando as melhores soluções – credíveis dos pontos de vista funcional e de desempenho ambiental e aceitáveis do ponto de vista económico. Fá-lo através da constante pesquisa de mercado, do contacto com diferentes stakeholders e através de projetos de Investigação e Desenvolvimento.


Os 5 grandes eixos de atuação da ESA:

Energia e Alterações Climáticas

Economia Circular

Sourcing Responsável

Oferta Responsável

Comunicação, Sensibilização e Educação


Comunicar as ações do Continente no âmbito da sustentabilidade está implícito na própria estratégia. Focado na partilha de boas práticas no que à utilização responsável do plástico diz respeito, há também espaço neste projeto para divulgação de outras iniciativas com o mesmo propósito: minimizar o impacto da pegada ecológica do Continente, com uma responsabilidade acrescida enquanto retalhista. Tão próxima dos clientes, fornecedores e colaboradores, a marca tem também o dever de informar a comunidade sobre o que podemos, afinal, mudar – em conjunto.

Artigos recentes

Comentários

2 Comments

  1. Bom dia,

    Sou estudante de pós graduação em inovação e sustentabilidade empresarial, e estamos a fazer um estudo, para uma das cadeiras.

    O que pretendo saber e se conseguirem facultar essa informação fico grata.

    Algum dos vossos produtos tem a declaração ambiental do produto?
    Ou se tem relatórios de avaliação de ciclo de vida de produtos?

    Se tiverem e se podem facultar agradeço, muito obrigada.

    Atentamente Tânia Cunha

    Responder
    • Olá Tânia!

      No âmbito da nossa estratégia de “sourcing sustentável” procuramos, conforme as tipologias de produtos, as certificações e/ou boas práticas que consideramos importantes. Não usamos as declarações ambientais.

      Nas ACV, que fazemos para alguns produtos, olhamos para o ciclo de vida até aos nossos entrepostos e não para o ciclo de vida completo, pelo que também não temos algo que possamos partilhar.

      Obrigado e feliz ano novo!
      Equipa Continente

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest