Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Acompanhe o percurso de Andreas Noe, o “artista ambientalista”.
Andreas Noe é o “viajante do lixo” (The Trash Traveler), como se autointitulou quando decidiu, em setembro de 2019, despedir-se do emprego “normal” que tinha na área da biologia molecular para se dedicar a viajar na sua caravana e a recolher lixo. Foi o início de uma verdadeira odisseia pelo plástico.
Andreas criou uma página no Instagram para partilhar – e cantar – o que vai apanhando nas suas jornadas. Com publicações sempre criativas, o alemão já se tornou numa espécie de influencer do ambiente. Nos vídeos que faz, o trash traveler descreve os objetos que apanha através da forma como estes vão prejudicar a natureza. É sério e divertido ao mesmo tempo, consegue sensibilizar os seguidores para um problema grave – o impacto do plástico no ambiente, resultado da ação humana – de uma forma original e “leve”. Um bom exemplo é este vídeo sobre as beatas de cigarro:
Viver uma vida mais sustentável e tentar que outros se inspirem com o seu exemplo é o objetivo principal de Andreas. Conta com mais de 10.000 seguidores nas redes sociais mas a 15 de agosto começou uma nova aventura que implica uma proximidade diferente com as pessoas: a pé, de uma ponta à outra da costa de Portugal, serão 832 quilómetros a caminhar enquanto apanha lixo nas praias. Durante o percurso, interage com outras pessoas e convida-as a participarem também nesta missão.
Ao longo de quase dois meses, da praia da foz do rio Minho, em Caminha, até Vila Real de Santo António, irá recolher a maior quantidade de lixo possível. Enquanto isso, através das suas criativas publicações no Instagram, Andreas irá falar sobre “a importância de recusar, reduzir e repensar o nosso consumo de plástico”, como descreve no evento online da Plastic Hike, e sobre a necessidade de uma verdadeira economia circular na qual a gestão de resíduos efetivamente funcione.
Iremos acompanhá-lo a meio da sua aventura para ajudar nesta missão, que é de todos, e fazer um balanço da caminhada. Para já, partilhamos o desafio: pode seguir Andreas neste link, encontrar um mapa com datas e locais aproximados e juntar-se a ele. Pode também apoiar esta missão doando “um café e um saco de lixo” através deste link. É uma doação simbólica mas que contribui para o documentário que estão a filmar para registar a odisseia do “trash traveler” nesta missão de consciencializar para o problema do plástico.
Numa entrevista ao Público, explicou que a ideia desta “caminhada para combater o plástico” é também envolver outros projetos. “Sempre que chegar à meta de cada dia, a ideia é ter um encontro com uma organização ambiental, uma escola de surf ou um artista plástico”, explicou. Vai também mostrando algumas ideias como o cinzeiro sustentável Biataki ou a prancha de surf que está a construir com checo Štěpán Řezníček “a partir de placas de espuma isolante de dois velhos frigoríficos encontrados à beira da estrada”, como descrito ao jornal.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura