Um ano depois, Continente já poupou 4,2 mil toneladas de plástico

Plástico Responsável assinala um ano no Dia Mundial da Terra.

O compromisso assumido pelo Continente para o uso responsável do plástico tem-se refletido numa série de iniciativas levadas a cabo no último ano. O microsite Plástico Responsável é uma das ações estruturadas para sensibilizar e esclarecer os consumidores sobre esta temática. Simbolicamente lançado a 22 de abril, Dia Mundial da Terra, o projeto conta agora – um ano depois – com mais de 150 conteúdos. Paralelamente, o Continente tem empreendido inúmeras operações, entre todas as equipas, com o mesmo objetivo: planear as suas ações com o mínimo de impacto ambiental.

No que respeita especificamente ao plástico virgem, no último ano o Continente conseguiu alcançar um nível de poupança superior a 4,2 mil toneladas, graças à substituição deste material por plástico reciclado ou materiais alternativos. Em abril de 2019, a poupança anunciada foi de 2,2 mil toneladas por ano, o que representa um crescimento de 90%.

4,2 mil toneladas de plástico virgem poupado por ano

O Continente tem também desafiado os fornecedores para ponderarem soluções mais amigas do ambiente. Não sendo uma embalagem exclusiva da marca, as bananas da Madeira disponíveis nos hipermercados Continente são agora embaladas com uma cinta elástica em vez de um saco de plástico, por exemplo. Só com esta “pequena” alteração, estima-se uma poupança anual de cerca de 11 toneladas de plástico virgem.

70% das embalagens da marca Continente já são recicláveis

“O Continente, enquanto retalhista líder no mercado, tem um papel fundamental na promoção da utilização responsável do plástico”, assume Pedro Lago, diretor de Projetos de Sustentabilidade da Sonae MC. Essa postura contribui para “reduzir a quantidade de plástico nas embalagens dos produtos de marca própria”, mas também “influenciando fornecedores, colaboradores e clientes” para que tenham um papel ativo num trabalho que, insiste, “é responsabilidade de todos”.

Apesar da situação complicada que o mundo vive atualmente devido à covid-19, o ambiente deve continuar a ser uma preocupação de todos. O compromisso Plástico Responsável continuará a funcionar como plataforma informativa e de sensibilização e o Continente promete mais novidades para breve. Pelo planeta e por todos nós.

Compromisso: trabalho contínuo