Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Iniciativa portuguesa no âmbito do #PlasticFreeJuly.
A meio do desafio global #PlasticFreeJuly, fomos conhecer a iniciativa portuguesa Simplesmente Desplastifica, que incentiva a criação de “novas rotinas, mais simples e ecológicas”.
De um movimento, nascem outros. De valores e interesses comuns, unem-se cidadãos. Foi nesta base que Filipa Henriques, Helena Pedro, Inês Albergaria e Susana Freire se juntaram a Rute Gonçalves para trocar ideias sobre o que poderiam fazer no âmbito do Plastic Free July. Helena explica que todas estão no grupo Lixo Zero Portugal, no Facebook, e que quando Rute perguntou se alguém tinha “alguma ideia para se fazer por cá”, tanto ela como Filipa, Inês e Susana comentaram a publicação. “Pedidos de amizade aceites et voilà, grupo criado”, recorda. De Viana do Castelo (Rute) a Odemira (Helena), com a norte-americana Susana a viver em Portugal há apenas dois anos, mobilizar o país através das redes sociais não parecia, de todo, impossível.
“É um processo ao longo da vida”
Já todas conheciam o Plastic Free July e todas se preocupam em reduzir o plástico que utilizam no dia-a-dia durante todo o ano. Helena Pedro assume-se preocupada com o ambiente “desde pequena” mas admite que este processo, de eliminar o plástico, se dá “ao longo da vida” e que é “para uns mais curto” e “para outros mais longo”. Reconhece também que atualmente é muito mais fácil encontrar produtos alternativos, por exemplo na higiene pessoal, e que “isso é uma enorme ajuda na mudança”. Todas falam, com paixão, do amor que partilham pela natureza e que as faz, naturalmente, respeitar o ambiente e ter consciência da importância de manter um estilo de vida sustentável.
Helena Pedro quer “contagiar os outros com as preocupações ambientais e alterar rotinas”. Aos 29 anos, desempregada, efeito secundário da pandemia de covid-19, decidiu “arriscar e oficializar um serviço de educação ambiental para a sustentabilidade”. No caso de Susana Freire, “quis tornar a paixão pela vida cada vez mais sustentável”. Quando veio para Portugal com a família, há dois anos, criou a Silver Coast Soaps, marca de sabonetes e cosmética artesanal. Explica que “tudo é feito com óleos caseiros e produtos de Portugal” para ajudar, também, a economia.
Têm consciência de que “as mudanças não são fáceis” e há ainda pouca informação sobre alguns produtos e métodos alternativos e mais amigos do ambiente. “O facto de algumas mudanças não serem tão práticas” é uma “barreira à mudança”. Falam num “comodismo que é difícil de desfazer” e, por isso, mais do que incentivar as pessoas, é preciso compreender o que as impede de mudar.
Desplastificar por etapas
Durante o mês de julho, são lançados desafios, todas a semanas, através do Facebook e do Instagram. Da higiene à alimentação, incentivar a redução do plástico no dia-a-dia passa muito pela reflexão sobre o que podemos mudar e como. Rute Gonçalves explica que “mais importante do que as pessoas realizarem os desafios” é passarem por um processo de reflexão. “É mesmo muito importante que se questionem, duvidem” e que acabem por “encontrar um rumo com que se sintam confortáveis” e mais amigos do ambiente. Um rumo que deve ser encontrado individualmente: “O que resulta para uns não resulta para outros”, esclarece. Independentemente dos seguidores da página e dos participantes ativos neste desafio global, contam que “foi maravilhoso constatar que muitas mais pessoas partilham deste amor maior”. E deixam um apelo: “Ser amigo(a) do ambiente é muito simples. O mais sustentável é o que já existe.” Na verdade, explicam, “não é necessário nenhum investimento para ser mais ecológico(a)”. O mais difícil “é, sem dúvida, começar”. “Simplesmente Desplastifica” – fica o link e o desafio, independentemente do mês em que se decida começar.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura