Tem ou quer ter um animal de estimação? Eis 8 dicas eco-friendly que precisa saber
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
O #plasticfreejuly já chegou a 250 milhões de pessoas.
O #plasticfreejuly já chegou a 250 milhões de pessoas.
Dez anos de uma iniciativa que incentiva pessoas de todo o mundo a olharem à sua volta e tentarem reduzir o plástico descartável. Idealmente, pelo menos durante o desafio de um mês, o plano que se propõe é recusar tudo o que não seja reutilizável.
A campanha começou por iniciativa da australiana Rebecca Prince-Ruiz e de uma pequena equipa local, mas rapidamente transformou-se numa iniciativa de alcance global. Segundo a organização, agora constituída fundação, já são cerca de 250 milhões as pessoas envolvidas desde a primeira edição, em 2011 – e muitas acabam mesmo por prolongar o desafio para além de julho.
Dicas para quem vai participar no desafio pela primeira vez
Através de pequenas ações diárias, é possível evitar o plástico de uso único e, quiçá, criar hábitos duradouros que minimizem a pegada ecológica. E tudo começa nas compras, se planearmos a ida ao supermercado e escolhermos bem as melhores alternativas. Optar por produtos a granel e não comprar garrafas de água de plástico descartável, por exemplo, são algumas dicas simples. Na página oficial do Plastic Free July há várias ideias de como reduzir o desperdício e se envolver na iniciativa, histórias inspiradoras de pessoas que fizeram pequenas (grandes) mudanças nas suas vidas e alguns recursos multimédia para se informar melhor, como este vídeo:
O grande propósito da Plastic Free Foundation é promover mudanças positivas que contribuam para um futuro sem resíduos de plástico. Saiba mais e participe no desafio #plasticfreejuly nas redes sociais. Também pode partilhar algumas imagens com a hashtag #p3_antiplastico do Público.
Um movimento que já uniu milhões de pessoas de 177 países diferentes por uma causa que é de todos, torna-se ainda mais importante este ano, já que devido à pandemia de covid-19 houve alguns recuos na proibição de certos descartáveis, sendo importante refletir sobre a questão das máscaras descartáveis, já que há cada vez mais alternativas reutilizáveis.
[Pequeno “resumo” da SIC sobre o desafio e a questão das máscaras por Susana Fonseca, da Associação Ambientalista ZERO.]
Também no âmbito deste movimento global surgiu uma iniciativa nacional promovida por cinco jovens, o “Simplesmente Desplastifica”. Durante o mês de julho serão lançados desafios através do Facebook e do Instagram. Todas as semanas há um tema definido, da higiene à alimentação. Para seguir aqui.
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Para ajudar na tarefa quotidiana de separação do seu lixo doméstico, compilamos 17 dúvidas que frequentemente surgem sobre reciclagem.
Para adultos e crianças. Leve a sustentabilidade de férias consigo, com estas dicas para ler, ouvir e tomar ação.
É a pergunta a que o projeto Cidade do Zero pretende responder, num evento gratuito que terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia
Aqueles que gostam de passear pela Natureza, agora têm um pretexto para o fazerem… à noite
O combate aos incêndios começa na sensibilização para comportamentos a evitar durante o verão. Conheça alguns.