Ideias para decorações sustentáveis de Halloween
Criar decorações para o Halloween com materiais reciclados é uma maneira criativa e sustentável de celebrar a temporada assustadora
Dia 25 é o primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade mas, no Continente, celebra-se todo o mês.
Setembro de 2023 ficará na história por ser o primeiro ano em que se celebra o Dia Nacional da Sustentabilidade. O Continente não quis deixar passar a data em branco mas foi mais além: durante todo o mês, poderá encontrar informações sobre iniciativas já implementadas, projetos em curso e metas para o futuro.
No Continente, o caminho para um futuro sustentável já começou há muito. Para a equipa de Sustentabilidade da MC, é importante partilhar tudo o que tem sido feito e o que está a ser trabalhado. Não por ser o assunto do momento, mas “por ser bom. Para o Planeta. Para as Pessoas. Para as Comunidades”, nas palavras de Mariana Pereira da Silva, Diretora de Sustentabilidade da MC.
Apesar do reconhecimento de “um longo caminho pela frente”, há a convicção de que “a cada novo dia temos novas oportunidades para transformarmos o nosso propósito, a nossa ambição em ações concretas e em impacto positivo”, assegura. Sobre ações concretas, a reciclagem, a reutilização e a utilização de energias renováveis fazem parte do dia a dia em todas as lojas Continente:
A questão do desperdício alimentar merece especial atenção por várias razões. O compromisso do Continente com a sustentabilidade trabalha-se essencialmente em dois eixos: na gestão eficiente dos stocks e no reaproveitamento de produtos que estão prestes a atingir a validade, mas que ainda mantêm a sua qualidade.
As etiquetas cor de rosa aplicadas nesses produtos são um exemplo da preocupação em sensibilizar e envolver os clientes.
Outra iniciativa relevante é a Caixa Zero Desperdício na secção de frutas e legumes. Com um custo de 0,50€ por quilo (à data), estes cabazes trazem cinco quilos de produtos frescos que ainda estão bons para consumo mas que estão prestes a atingir os limites para venda.
Também a parceria com a Too Good to Go tem como propósito o combate ao desperdício alimentar. Uma das iniciativas é o selo “Antes de Desperdiçar: Observar, Cheirar, Provar” nos seus produtos de marca própria. Um apelo aos sentidos antes de deitar fora: o desafio para os consumidores é comprovar se o produto ainda está em condições de ser consumido, em vez de deitar fora automaticamente os produtos alimentares com rótulo “consumir de preferência até” (data meramente indicativa, diferente de ‘consumir até’ uma data concreta).
Até ao final de 2022, o Continente otimizou nutricionalmente mais de 500 produtos de marca própria, resultando numa redução anual de 860 toneladas de açúcar, 120 toneladas de sal e a eliminação de óleo de palma em 92 produtos.
Dica: vá a dietadoplaneta.continente.pt e descubra algumas das receitas que o Continente adaptou para criar menus fáceis e práticos a pensar no dia a dia dos clientes. Os produtos da época e o consumo de proteínas de origem vegetal são privilegiados.
Há 14 anos consecutivos que o Continente é escolhido pelos consumidores portugueses como Marca de Confiança Ambiente. A distinção representa o reconhecimento do compromisso ambiental e com a sustentabilidade que tem orientado as diversas operações da marca – ao encontro da estratégia de todo o grupo Sonae.
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Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
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