Setembro, mês da sustentabilidade

Dia 25 é o primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade mas, no Continente, celebra-se todo o mês.
Sustentabilidade Continente

Partilhar

Setembro de 2023 ficará na história por ser o primeiro ano em que se celebra o Dia Nacional da Sustentabilidade. O Continente não quis deixar passar a data em branco mas foi mais além: durante todo o mês, poderá encontrar informações sobre iniciativas já implementadas, projetos em curso e metas para o futuro. 

“Um futuro sustentável não começa amanhã”

No Continente, o caminho para um futuro sustentável já começou há muito. Para a equipa de Sustentabilidade da MC, é importante partilhar tudo o que tem sido feito e o que está a ser trabalhado. Não por ser o assunto do momento, mas “por ser bom. Para o Planeta. Para as Pessoas. Para as Comunidades”, nas palavras de Mariana Pereira da Silva, Diretora de Sustentabilidade da MC.

Apesar do reconhecimento de “um longo caminho pela frente”, há a convicção de que “a cada novo dia temos novas oportunidades para transformarmos o nosso propósito, a nossa ambição em ações concretas e em impacto positivo”, assegura. Sobre ações concretas, a reciclagem, a reutilização e a utilização de energias renováveis fazem parte do dia a dia em todas as lojas Continente:

  • Parte da eletricidade consumida nas lojas Continente é produzida por painéis solares instalados nas próprias lojas. São mais de 245 as centrais de produção de energia em funcionamento, espalhadas pelas coberturas e parques de estacionamento de lojas Continente. A ambição, segundo a equipa de Sustentabilidade do Continente, é de “ter tantas centrais como número de lojas”. 
  • O Continente disponibiliza mais de 200 postos de carregamento Plug&Charge em todo o território nacional, uma forma de apoiar os clientes a transitar para a mobilidade elétrica.
  • Estão disponíveis várias alternativas sustentáveis às embalagens descartáveis. Conhece-as todas?
  • O projeto Refill Spot é pioneiro na disponibilização self-service de detergentes, alimentos secos e alimentação para cão e gato a granel. Para já, está a ser testado nas lojas de Matosinhos e do Colombo.
  • São cada vez mais as lojas Continente com Eco Spots para recolha de de rolhas, óleos alimentares, roupa e cápsulas de café, por exemplo. Desta forma, é possível garantir a reciclagem dos resíduos.
  • Também a campanha Cadernão, no regresso às aulas, tem como propósito reciclar livros e cadernos usados, ao mesmo tempo que o Continente contribui para a reflorestação do território nacional. 

Desperdício alimentar na ordem do dia

A questão do desperdício alimentar merece especial atenção por várias razões. O compromisso do Continente com a sustentabilidade trabalha-se essencialmente em dois eixos: na gestão eficiente dos stocks e no reaproveitamento de produtos que estão prestes a atingir a validade, mas que ainda mantêm a sua qualidade.

As etiquetas cor de rosa aplicadas nesses produtos são um exemplo da preocupação em sensibilizar e envolver os clientes. 

Outra iniciativa relevante é a Caixa Zero Desperdício na secção de frutas e legumes. Com um custo de 0,50€ por quilo (à data), estes cabazes trazem cinco quilos de produtos frescos que ainda estão bons para consumo mas que estão prestes a atingir os limites para venda. 

Caixa Zero Desperdício

Também a parceria com a Too Good to Go tem como propósito o combate ao desperdício alimentar. Uma das iniciativas é o selo “Antes de Desperdiçar: Observar, Cheirar, Provar” nos seus produtos de marca própria. Um apelo aos sentidos antes de deitar fora: o desafio para os consumidores é comprovar se o produto ainda está em condições de ser consumido, em vez de deitar fora automaticamente os produtos alimentares com rótulo “consumir de preferência até” (data meramente indicativa, diferente de ‘consumir até’ uma data concreta). 

Ingredientes mais saudáveis e receitas mais sustentáveis

Até ao final de 2022, o Continente otimizou nutricionalmente mais de 500 produtos de marca própria, resultando numa redução anual de 860 toneladas de açúcar, 120 toneladas de sal e a eliminação de óleo de palma em 92 produtos.  

Dica: vá a dietadoplaneta.continente.pt e descubra algumas das receitas que o Continente adaptou para criar menus fáceis e práticos a pensar no dia a dia dos clientes. Os produtos da época e o consumo de proteínas de origem vegetal são privilegiados. 

Há 14 anos marca Marca de Confiança Ambiente

Há 14 anos consecutivos que o Continente é escolhido pelos consumidores portugueses como Marca de Confiança Ambiente. A distinção representa o reconhecimento do compromisso ambiental e com a sustentabilidade que tem orientado as diversas operações da marca – ao encontro da estratégia de todo o grupo Sonae.

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest