Caixa de frutas e legumes Zer0% desperdício

Continente implementa medida contra o desperdício alimentar.
17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Partilhar

Continente implementa medida contra o desperdício alimentar.

Artigo publicado a 5 de agosto de 2020, aquando do lançamento do projeto-piloto

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a cada ano, mais de metade das frutas e legumes colocados à venda são desperdiçados. Para combater o problema nas suas lojas, o Continente desenvolveu caixas de 5 quilos com frutas e legumes que estão perto de ultrapassar o ponto ótimo de consumo.

As Caixas Zer0% Desperdício têm um custo 0,50 euros por quilo e estão à venda na zona de frescos das lojas Continente. Diariamente, os colaboradores de loja “resgatam” apenas as frutas e legumes que continuem a corresponder aos padrões de qualidade e frescura. Apesar de conseguir ver o que cada caixa contém, a seleção de frutas e legumes é muito variável e está assinalada no exterior da embalagem.

A iniciativa está atualmente em vigor em 29 lojas mas é expectável que seja, em breve, alargada às restantes superfícies Continente. Estima-se que poderá ser evitado um desperdício de cerca de 25 toneladas de frutas e legumes por ano.

Lojas Continente onde as Caixas Zer0% Desperdício já estão disponíveis:

Continente Amadora
Continente Antas
Continente Arrábida
Continente Barreiro
Continente Colombo
Continente CoimbraShopping
Continente Covilhã
Continente Évora
Continente Fórum Coimbra
Continente GaiaShopping
Continente LoureShopping
Continente Maia Jardim
Continente Matosinhos
Continente Montijo
Continente Oeiras
Continente Ovar
Continente Santarém
Continente Santo António De Cavaleiros
Continente Seixal
Continente Telheiras
Continente Torres Novas
Continente Modelo P. Varzim
Continente Modelo S. Félix Marinha
Continente Modelo Tapada das Mercês
Continente Bom Dia Alfornelos
Continente Bom Dia Algés
Continente Bom Dia Monte Caparica
Continente Bom Dia Moura
Continente Bom Dia Póvoa de Santa Iria

Além desta caixa, o Continente está a aproveitar o desperdício gerado na produção de maçãs e peras, transformando-as em snacks de fruta desidratada e sumos naturais que levam apenas estas frutas espremidas.

Também no sentido de evitar quebras e contribuir para um planeta mais sustentável, as lojas Continente doam diariamente excedentes alimentares a instituições de solidariedade social e de apoio a animais.

Artigos recentes

Comentários

8 Comments

  1. Boa noite
    Já adquiri várias vezes a caixa de zero desperdício e adorei.
    Boa relação de preço, qualidade e quantidade.
    Excelente iniciativa.
    Sugestão: que o consumidor possa saber quando há caixas disponíveis e onde. Por exemplo, através da aplicação do cartão continente, saber em que lojas existem caixas disponíveis e poder adquirir atempadamente.
    Outra sugestão é haverem caixas por secções da loja. Exemplo: mercearia, laticínios,…
    Outro exemplo: a partir das 20h haver uma caixa na peixaria, padaria,.. Com produtos do próprio dia.
    Parabéns pela excelente iniciativa
    Vânia Francisco

    Responder
  2. Uma sugestão: Qual a possibilidade da entrega novamente das caixas na loja para evitar tb o desperdício da caixa, ela estando em perfeito estado poderia servir para nova utilização.

    Responder
  3. Já vi no Continente da Álvares Cabral em Lisboa ! Só não trouxe porque não calhou mas para uma próxima vou ficar cliente. Só é pena não existir esta oportunidade no Continente Online mas compreendo que posa não ser viàvel ainda. Podiam estender está iniciativa a outros Produtos como existe já nos supermercados aderentes ao To Good to Go !

    Responder
  4. Muito interessante, assim aproveitam-se produtos ainda em bom estado e as pessoas com dificuldade podem obtê-los a preços simbólicos (penso eu, pois aqui no Continente Bom dia em Vila Nova de Santo André) ainda não vi essa acção.Parabéns pela vossa iniciativa.Sou cliente do Continente e estou satisfeita pelo vosso trabalho.

    Responder
  5. É uma grande ideia…
    Nos dias que correm não devemos desperdiçar nada…

    Responder
  6. E em Odivelas, ainda não vi Infelizmente . Porque podem ter a certeza que virava cliente sem duvida.
    Para além disso a Sra. D. Vania deu outras ideias muito boas
    “Sugestão: que o consumidor possa saber quando há caixas disponíveis e onde. Por exemplo, através da aplicação do cartão continente, saber em que lojas existem caixas disponíveis e poder adquirir atempadamente.
    Outra sugestão é haverem caixas por secções da loja. Exemplo: mercearia, laticínios,…
    Outro exemplo: a partir das 20h haver uma caixa na peixaria, padaria,.. Com produtos do próprio dia.”

    Responder
  7. Costumo adquirir as v/caixas desperdício zero no continente Azeitão. Como neste local já não fazem essa benesse precisava de saber qual passa a ser o local mais próximo, para as continuar a adquirir.
    Muito obrigada

    Responder
  8. Adoraria conseguir comprar uma dessas caixas, mas sempre que vou ao Continente de Setúbal o espaço correspondente à caixa está vazio.
    Já aconteceu duas vezes, das inumeras que visito o espaço ver os funcionários a levarem uma dessas caixas para casa. Na primeira vez foi mesmo enquanto eu efetuava o pagamento, que uma funcionária passou pela colega da caixa, a mostrar à colega toda satisfeita o que levava na caixa.
    Outra vez também aconteceu algo idêntico, equanto eu andava com o carrinho de compras nos corredores a fazer as minhas compras passou um funcionário com uma dessas caixas a despedir-se dos colegas. Ou seja, não sei se faz parte da política do continente de Setúbal essas caixas serem apenas para os funcionários. Mas se é, então não deveria existir o espaço respetivo.

    Responder

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest