Caixa de frutas e legumes Zer0% desperdício

Continente implementa medida contra o desperdício alimentar.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a cada ano, mais de metade das frutas e legumes colocados à venda são desperdiçados. Para combater o problema nas suas lojas, o Continente desenvolveu caixas de 5 quilos com frutas e legumes que estão perto de ultrapassar o ponto ótimo de consumo.

As Caixas Zer0% Desperdício têm um custo 0,50 euros por quilo e estão à venda na zona de frescos das lojas Continente. Diariamente, os colaboradores de loja “resgatam” apenas as frutas e legumes que continuem a corresponder aos padrões de qualidade e frescura. Apesar de conseguir ver o que cada caixa contém, a seleção de frutas e legumes é muito variável e está assinalada no exterior da embalagem.

A iniciativa está atualmente em vigor em 29 lojas mas é expectável que seja, em breve, alargada às restantes superfícies Continente. Estima-se que poderá ser evitado um desperdício de cerca de 25 toneladas de frutas e legumes por ano.

Lojas Continente onde as Caixas Zer0% Desperdício já estão disponíveis:

Continente Amadora
Continente Antas
Continente Arrábida
Continente Barreiro
Continente Colombo
Continente CoimbraShopping
Continente Covilhã
Continente Évora
Continente Fórum Coimbra
Continente GaiaShopping
Continente LoureShopping
Continente Maia Jardim
Continente Matosinhos
Continente Montijo
Continente Oeiras
Continente Ovar
Continente Santarém
Continente Santo António De Cavaleiros
Continente Seixal
Continente Telheiras
Continente Torres Novas
Continente Modelo P. Varzim
Continente Modelo S. Félix Marinha
Continente Modelo Tapada das Mercês
Continente Bom Dia Alfornelos
Continente Bom Dia Algés
Continente Bom Dia Monte Caparica Continente Bom Dia Moura
Continente Bom Dia Póvoa de Santa Iria

Além desta caixa, o Continente está a aproveitar o desperdício gerado na produção de maçãs e peras, transformando-as em snacks de fruta desidratada e sumos naturais que levam apenas estas frutas espremidas.

Também no sentido de evitar quebras e contribuir para um planeta mais sustentável, as lojas Continente doam diariamente excedentes alimentares a instituições de solidariedade social e de apoio a animais.