Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Dhruv Boruah é o principal nome em torno desta inovação, que promete revolucionar o transporte de mercadorias
Já todos ouvimos falar do inimigo invisível. Os microplásticos são minúsculas partículas, formadas a partir da decomposição de plástico, que estão a contaminar a saúde humana e o meio ambiente. E a dimensão do problema só parece aumentar. Já foi detetada a presença destas partículas em sangue humano, placenta, leite materno e até mesmo nas nuvens. Mais recentemente, ficamos também a saber que a água engarrafada que bebemos pode conter até 100 vezes mais microplástico do que pensávamos.
Orientada para o problema da contaminação das vias fluviais, a Oceanways é a empresa que está a desenvolver a primeira frota de submarinos sustentáveis, destinados ao transporte de mercadorias ao mesmo tempo que retiram o plástico da água por onde navegam.
Dhruv Boruah é o principal nome por detrás desta inovação. É ele o fundador e CEO da Oceanways, sediada na cidade norte-americana de Houston, depois de ter passado por várias empresas multinacionais de software e tecnologia.
Além de engenheiro, Dhruv Boruah é ativista no combate à poluição plástica. Em 2017, depois de desenvolver uma bicicleta flutuante feita de bambu que recolhe plástico com recurso a redes de pesca, lançou-se aos canais de Londres para uma jornada de limpeza do rio Tamisa.
A ação cumpriu o objetivo de captar a atenção para o problema da poluição provocada pelo plástico descartado. Tornou-se viral e deu origem ao movimento The Thames Project, que desde aí tem promovido ações de limpeza de vias fluviais em outras partes do mundo.
Depois de reunir a atenção do público e financiamento do governo inglês, o engenheiro lançou-se em 2021 ao desenvolvimento de um submarino que filtra microplásticos da água, a partir de material recuperado. Com isto, assumia a missão de eliminar 300 milhões de toneladas de carbono e plástico.
O primeiro protótipo do submersível foi apresentado durante COP 26, realizada em 2021 na cidade de Glasgow, Escócia. “Começamos com microplásticos e outros sensores de dados para entender o que está a acontecer no oceano e tomar ações apoiadas pela ciência no futuro”, declarou Boruah.
Finalmente, em fevereiro de 2023, a versão do submarino Perl/OW004 cumpre com sucesso a sua função em testes realizados no Oceano Atlântico, em Miami.
O objetivo da Oceanways é utilizar o microplástico recolhido para a produção de novos submersíveis.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura