Tem ou quer ter um animal de estimação? Eis 8 dicas eco-friendly que precisa saber
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Partículas de plástico encontradas no sangue de 80% dos participantes no estudo.
Uma equipa de investigadores holandeses da Universidade de Vrije, em Amsterdão, detetou a presença de microplásticos no sangue de 17 dos 22 participantes no estudo que desenvolveram. Além de provar que efetivamente temos partículas de plástico no nosso corpo, os cientistas conseguiram distinguir diferentes tipos de plásticos, de forma a tentarem identificar a maior fonte de absorção do organismo.
O plástico mais encontrado, em cerca de metade das amostras analisadas, foi o PET – commumente utilizado em garrafas -, seguido do poliestireno, muito utilizado em embalagens alimentares.
Em declarações ao The Guardian, o toxicologista responsável pelo estudo, Dick Vethaak, alerta para os possíveis perigos: “os microplásticos estão lá e são transportados por todo o corpo.” Outros estudos já tinham provado que as fezes dos bebés, por exemplo, apresentam resultados dez vezes superiores aos dos adultos, no que diz respeito à presença de vestígios de plástico.
Quais as consequências para o nosso corpo? – é a principal questão. Os microplásticos ficarão retidos? São transportados até aos órgãos? Poderão ou não desencadear doenças? “Precisámos urgentemente de financiar mais pesquisas para que possamos descobrir,” apela Dick Vethaak.
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Para ajudar na tarefa quotidiana de separação do seu lixo doméstico, compilamos 17 dúvidas que frequentemente surgem sobre reciclagem.
Para adultos e crianças. Leve a sustentabilidade de férias consigo, com estas dicas para ler, ouvir e tomar ação.
É a pergunta a que o projeto Cidade do Zero pretende responder, num evento gratuito que terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia
Aqueles que gostam de passear pela Natureza, agora têm um pretexto para o fazerem… à noite
O combate aos incêndios começa na sensibilização para comportamentos a evitar durante o verão. Conheça alguns.