Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Sistema estava previsto para o início de 2022.
Depois de várias fases do projeto-piloto para testar a melhor forma de implementar o sistema de depósito de garrafas de plástico e latas de alumínio, o governo português está prestes a concluir a definição das regras que deverão orientar o processo.
Inicialmente estava prevista a entrada em vigor do sistema de depósito e recolha de garrafas de plástico e embalagens de alumínio em janeiro de 2022. Desde o final de 2019 que foram testadas várias hipóteses de recompensa como incentivo à reciclagem como os vales de desconto para utilizar nos hipermercados aderentes. Apesar da pandemia, o projeto-piloto teve bastante sucesso e prolongou-se até ao final de 2022.
Tal como o projeto-piloto “Do Velho se Faz Novo”, também o “Bebidas +Circulares” procurou incentivar e recompensar o depósito de garrafas de plástico e de latas de alumínio através da atribuição de pontos e prémios. Apesar de serem projetos distintos, “Do Velho se Faz Novo” e “Bebidas +Circulares” tiveram o mesmo objetivo, assegurar a recolha das embalagens para reciclagem e preparar o futuro sistema de depósito que deverá ser implementado em todo o país.
“Do Velho se Faz Novo”: 18.835.572 garrafas entregues até dezembro de 2022
Para que o sistema de depósito de garrafas de plástico e latas de alumínio seja regulamentado, a proposta do governo é alterar o decreto-lei já existente que orienta a gestão seletiva de resíduos, acrescentando uma parte específica relativa ao sistema de depósito e recolha de garrafas de plástico.
De acordo com a notícia publicada pelo jornal Público a 15 de outubro, “a obrigatoriedade de disponibilizar equipamentos de retorno de garrafas e latas não se aplica a todas as lojas, super e hipermercados” e as regras serão diferentes conforme a dimensão das lojas.
O que está previsto, segundo a mesma fonte, é que “os estabelecimentos comerciais com uma área igual ou superior a 400 metros quadrados serão obrigadas a receber todas as embalagens” previstas para este sistema de recolha seletiva de resíduos enquanto que “aqueles que tenham uma área entre os 50 e os 400 metros quadrados apenas são obrigados a recolher as embalagens vendidas no respectivo estabelecimento”. Lojas mais pequenas ficam isentas da disponibilização de máquina de recolha mas podem fazê-lo.
Apesar de não ser ainda conhecida a decisão do governo relativamente aos reembolsos a atribuir pelos depósitos, é previsível que aconteçam ou em numerário ou em vales de desconto. É mais um passo na implementação do sistema de depósito de garrafas de plástico mas não se sabe, ainda, quando entrará em vigor.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura