Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
A 5 de junho assinalou-se o Dia Mundial do Ambiente, este ano com uma campanha dedicada ao plástico.
A hashtag que dá nome à campanha do Dia Mundial do Ambiente deste ano lança o mote e convida à ação: #CombataAPoluiçãoPlástica.
Há 50 anos que as Nações Unidas assinalam a data a 5 de junho com ações de sensibilização sobre a preservação do planeta. Todos os anos é escolhido um tema específico relacionado com a proteção do meio ambiente e um país para acolher os principais eventos. Em parceria com os Países Baixos, o país anfitrião de 2023 é a Costa do Marfim.
Este ano, a atenção recai sobre o plástico. Se são inúmeras as consequências da poluição causada pelo lixo de plástico, ciência e tecnologia têm vindo a trabalhar soluções para minimizar os seus impactos. E mais: os esforços que unem governos, empresas, instituições e cidadãos são cada vez maiores e com resultados visíveis.
A pressão para o estabelecimento de um compromisso global para travar os problemas causados pela poluição provocada pelo plástico surtiu, finalmente, efeitos. No início de 2022, aguardava-se a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA 5.2), no Quénia, com expectativa. Tinha passado um ano desde a primeira parte do encontro e as negociações internacionais deveriam apontar os termos de um tratado global para o plástico.
Depois de retomadas as negociações em novembro do mesmo ano, no Uruguai, a ‘tentativa’ de chegar a uma espécie de Acordo de Paris especificamente para travar a poluição por plástico só agora (junho de 2023) parece estar a resultar em dados concretos. São 175 os delegados dos estados-membros das Nações Unidas reunidos em Paris, na sede da UNESCO, para definirem as linhas-condutoras do compromisso global que deverá determinar algumas soluções para o problema da poluição por plástico. O documento deverá estar terminado até ao final de 2024.
Uma “história de amor tóxico”. O documentário da francesa Dorothée Adam é como uma carta dedicada ao “caro plástico”, tão essencial como nocivo. Com uma abordagem original, a realizadora não se limita a falar apenas dos malefícios que o plástico tem causado no ambiente. São várias as perspectivas que expõe e que resultam num trabalho objetivo, completo, instrutivo.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura