Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Fundação Ellen MacArthur e WWF lançam campanha de apoio à iniciativa.
Para que exista oficialmente um tratado intergovernamental sobre a poluição por plástico, os estados-membros irão reunir-se no âmbito da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA 5.2). Um ano após a primeira parte do encontro, as negociações internacionais serão retomadas entre 28 de fevereiro e 2 de março. O principal objetivo é a definição de um tratado global que ajude a solucionar o problema da poluição por plástico.
Iniciativa conjunta da Fundação Ellen MacArthur e do World Wildlife Fund – WWF, a plataforma unplasticstreaty.org funciona como manifesto de apoio à iniciativa global, vinculada pela ONU. A campanha, lançada a 31 de janeiro, é um apelo para que o desafio de resolver o problema do plástico seja encarado como uma missão conjunta e que os governos acionem, efetivamente, todos os meios. “Cerca de 2 milhões de pessoas em todo o mundo, 700 grupos da sociedade civil, mais de 70 empresas globais e quase todos os países membros da ONU” apoiam este apelo, segundo a organização.
“Não há tempo a perder” é a mensagem principal. A crise da poluição por plástico agrava-se de dia para dia e não há fronteira que a trave: “Países e organizações não podem resolver o problema por conta própria, por meio de acordos voluntários e medidas existentes”, lê-se na plataforma. Por essa razão, deve encarar-se como “um desafio global que precisa de uma resposta coordenada e alinhada globalmente”.
A próxima Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente é, por isso, um momento único para iniciar as negociações para um tratado neste âmbito. Através desta campanha, a Fundação Ellen MacArthur e o WWF contam mobilizar os seus parceiros para a divulgação da campanha, como demonstração de apoio e chamada de atenção para a urgência de ação global para travar a crise do plástico.
A Sonae MC, da qual o Continente faz parte, foi a primeira empresa de retalho em Portugal a subscrever o Compromisso Global da Fundação Ellen MacArthur. O trabalho progressivo que tem vindo a fazer foi reconhecido com destaque no último reporte da iniciativa.
A possibilidade de antecipar o problema e não apenas encontrar formas de o solucionar é um dos pontos destacados no website de apoio ao tratado. Na perspetiva de encontrar uma economia circular para os plásticos, por exemplo, é possível projetar os resíduos antes de serem criados. Outro ponto importante é estabelecer padrões globais que ditem de uma forma clara como atuar perante o problema. Capacitar todos os países envolvidos no tratado, através de conhecimento e ferramentas, é outro dos requisitos fundamentais apontados pela Fundação Ellen MacArthur e pelo WWF.
Através da plataforma, é possível acompanhar o progresso do futuro tratado global das Nações Unidas.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura