Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Microorganismos estão a adaptar-se ao lixo de plástico.
A mancha de lixo que flutua no oceano Pacífico é tão grande que há quem lhe chame ‘grande ilha de plástico’. A dimensão é tal que é muitas vezes comparada a ‘3 Franças’ e circula, até, o mito (?) de que é possível avistá-la do Espaço. Um novo estudo relevou que há microorganismos que conseguem sobreviver e reproduzir-se no meio deste lixo.
É uma das maiores zonas de acumulação de lixo nos oceanos. Ao largo da costa dos EUA, entre os estados do Havai e Califórnia, a grande mancha de lixo do Pacífico flutua há anos (foi identificada pela primeira vez em 1977) e é, constantemente, alvo de estudos. Um dos projetos mais mediáticos que procura solução para limpar todo o plástico que se foi acumulando nesta zona é o Ocean CleanUp. A ideia de Boyan Slat foi sendo aperfeiçoada e o jovem cientista acredita que é possível, em breve, recolher parte dos 1,8 mil milhões de fragmentos de plástico estimados da grande mancha de lixo do Pacífico.
A maior parte do lixo da “ilha de plástico” do Pacífico pode, na verdade, ter origem na atividade piscatória: redes, restos de linhas e armadilhas. Estima-se que 60% desses plásticos estejam relacionado com a pesca e que 20% tenha sido arrastado após o tsunami de 2011, no Japão.
A mancha tem cerca de 1,6 milhões de quilómetros quadrados de lixo.
Um novo estudo publicado na revista Nature Ecology & Evolution revela que há dezenas de microorganismos que estão a alimentar-se de lixo plástico e até a reproduzir-se. A conclusão é que a poluição pode mesmo estar a promover o aparecimento de novos ecossistemas. O facto de encontrarem refúgio na ‘plataforma’ flutuante ajuda-os a sobreviver, o que seria quase impossível de garantir de outra forma.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura