Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
5 de junho é dia de olhar para o planeta mas o compromisso é permanente.
5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Desde 1974 que as Nações Unidas assinalam a data com ações de sensibilização sobre a preservação do planeta. Todos os anos é escolhido um tema específico relacionado com a proteção do meio ambiente e um país anfitrião para acolher os principais eventos.
Em 2022, foi a Suécia a coordenar as iniciativas e o mote, recuperado da Conferência de Estocolmo de 1972, mantém-se atual: “Uma Só Terra”, para nos lembrar que os recursos do planeta que habitámos são finitos e que é imperativo preservá-los.
Em 2021, o tema foi a Biodiversidade e em 2021 falou-se de como restaurar os ecossistemas que temos pedido. Este mote mais global, “Uma Só Terra”, é, na verdade, bastante objetivo no que pretende focar: o que estamos a fazer?
O desafio é partilhar o que cada um está a fazer para contribuir para um planeta mais sustentável – simbolicamente foi a ação global promovida para assinalar a efeméride mas a plataforma continua ativa. Há um ‘cartão’ para preencher com os dados das ações que pretender partilhar e um mapa para descobrir o que está a acontecer nos diferentes pontos do globo.
A campanha #UmaSóTerra, do Dia Mundial do Meio Ambiente 2022, convoca uma ação coletiva e transformadora em escala global para celebrar, proteger e restaurar nosso planeta.
Simbolicamente no Dia Mundial do Ambiente, o Continente foi reeleito “Marca de Confiança Ambiente” pelo 13º ano consecutivo na categoria Hiper/Supermercados do estudo “Marcas de Confiança” promovido pela revista Selecções do Reader’s Digest”. “Medir o grau de confiança que os consumidores depositam nas marcas” é o objetivo principal do inquérito apresentado a mais de 12.000 pessoas.
Desde 2009, o estudo passou a incluir a categoria Ambiente, pela importância da atuação das grandes marcas na preservação do planeta. Especialmente na área do retalho, as marcas têm uma responsabilidade acrescida na redução do impacto nefasto que a sociedade de consumo tem no ambiente: desde a distribuição à fase final, de venda, há várias estratégias de sustentabilidade que efectivamente são visíveis para o consumidor.
Reconhecida com uma marca que “opera visando o menor impacto ambiental da sua atividade”, “adere a projetos de economia circular ou programas da compensação da pegada ecológica” e “opera ativamente na valorização dos resíduos”, o Continente registou mais de 57% dos votos em comparação com a segunda marca mais votada, consolidando assim a liderança registada nos últimos 13 anos como “Marca de Confiança Ambiente”.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura