Subscreva a nossa newsletter

Fazer um uso mais responsável do plástico é uma missão de todos nós.

Embarque connosco nesta jornada por uma vida mais sustentável.

 

Continente junta-se ao Movimento Unidos Contra o Desperdício

Conheça o movimento cívico pela redução do desperdício alimentar.

Sabia que um terço dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados? Os dados são da Comissão Europeia. Para reduzir este descalabro, pelo menos em Portugal, a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares desafiou uma série de entidades ligadas à alimentação para que, juntos, construam uma nova realidade. O movimento, simbolicamente fundado a 29 de setembro de 2020 – o primeiro dia instituído pelas Nações Unidas como Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar -, pretende chamar a atenção para o desperdício alimentar como um problema que é da responsabilidade de todos. Consciencializar e mudar atitudes são os principais propósitos, envolvendo produtores, comerciantes e consumidores. 

O que é o Movimento Unidos Contra o Desperdício?


“Da vontade de juntar vontades, surge o UNIDOS CONTRA O DESPERDÍCIO: um movimento cívico e nacional, agregador e educativo, que une a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar”, lê-se no manifesto.


Vídeo promocional do Movimento Unidos Contra o Desperdício


Aos membros fundadores e parceiros que foram aderindo, junta-se agora o Continente, reforçando um compromisso assumido desde sempre no combate ao desperdício alimentar.

Despedício alimentar em Portugal em números
Fonte: Missão Continente

Doação de excedentes e combate ao desperdício alimentar nas Lojas Continente

Diariamente, as lojas Continente doam excedentes alimentares a instituições de solidariedade social e de apoio a animais. O desperdício de maçãs e pêras é evitado com a transformação destas frutas em sumos naturais e snacks de fruta desidratada.  São também exemplos recentes de medidas neste âmbito o lançamento da Caixa Zer0% Desperdício, com frutas e legumes que estão perto de ultrapassar o ponto ótimo de consumo, e a LIFEFood Cycle, uma plataforma inovadora para gestão de alimentos em risco de quebra. 

No âmbito da Missão Continente, são doados diariamente excedentes alimentares das lojas a 1013 instituições de solidariedade social e apoio a animais, o que equivale a 8,5 milhões de euros em produtos alimentares no ano de 2019.


Fonte: Missão Continente

Explore o Guia de Combate ao Desperdício Alimentar disponibilizado pelo Continente com conselhos para evitar o desperdício no dia-a-dia e contribua para um mundo mais sustentável.