Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Continente implementa medida contra o desperdício alimentar.
Artigo publicado a 5 de agosto de 2020, aquando do lançamento do projeto-piloto
Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a cada ano, mais de metade das frutas e legumes colocados à venda são desperdiçados. Para combater o problema nas suas lojas, o Continente desenvolveu caixas de 5 quilos com frutas e legumes que estão perto de ultrapassar o ponto ótimo de consumo, as Caixas Zer0% Desperdício.
As Caixas Zer0% Desperdício têm um custo 0,50 euros por quilo e estão à venda na zona de frescos das lojas Continente. Diariamente, os colaboradores de loja “resgatam” apenas as frutas e legumes que continuem a corresponder aos padrões de qualidade e frescura. Apesar de conseguir ver o que cada caixa contém, a seleção de frutas e legumes é muito variável e está assinalada no exterior da embalagem.
Estima-se que poderá ser evitado um desperdício de cerca de 25 toneladas de frutas e legumes por ano.
Apesar de nem sempre estarem disponíveis (o que é positivo, porque significa que não existem frutas e legumes suficientes para encher um cabaz), é possível encontrar Caixas Zer0% Desperdício em todas as lojas, exceto Madeira e Açores.
Além desta caixa, o Continente está a aproveitar o desperdício gerado na produção de maçãs e peras, transformando-as em snacks de fruta desidratada e sumos naturais que levam apenas estas frutas espremidas.
Também no sentido de evitar quebras e contribuir para um planeta mais sustentável, as lojas Continente doam diariamente excedentes alimentares a instituições de solidariedade social e de apoio a animais.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura
Isabel Luz diz:
Adoraria conseguir comprar uma dessas caixas, mas sempre que vou ao Continente de Setúbal o espaço correspondente à caixa está vazio.
Já aconteceu duas vezes, das inumeras que visito o espaço ver os funcionários a levarem uma dessas caixas para casa. Na primeira vez foi mesmo enquanto eu efetuava o pagamento, que uma funcionária passou pela colega da caixa, a mostrar à colega toda satisfeita o que levava na caixa.
Outra vez também aconteceu algo idêntico, equanto eu andava com o carrinho de compras nos corredores a fazer as minhas compras passou um funcionário com uma dessas caixas a despedir-se dos colegas. Ou seja, não sei se faz parte da política do continente de Setúbal essas caixas serem apenas para os funcionários. Mas se é, então não deveria existir o espaço respetivo.
Teresa Palma diz:
Costumo adquirir as v/caixas desperdício zero no continente Azeitão. Como neste local já não fazem essa benesse precisava de saber qual passa a ser o local mais próximo, para as continuar a adquirir.
Muito obrigada
Susana Rodrigues diz:
E em Odivelas, ainda não vi Infelizmente . Porque podem ter a certeza que virava cliente sem duvida.
Para além disso a Sra. D. Vania deu outras ideias muito boas
“Sugestão: que o consumidor possa saber quando há caixas disponíveis e onde. Por exemplo, através da aplicação do cartão continente, saber em que lojas existem caixas disponíveis e poder adquirir atempadamente.
Outra sugestão é haverem caixas por secções da loja. Exemplo: mercearia, laticínios,…
Outro exemplo: a partir das 20h haver uma caixa na peixaria, padaria,.. Com produtos do próprio dia.”
José Rodrigues diz:
É uma grande ideia…
Nos dias que correm não devemos desperdiçar nada…
Isaura Rijo diz:
Muito interessante, assim aproveitam-se produtos ainda em bom estado e as pessoas com dificuldade podem obtê-los a preços simbólicos (penso eu, pois aqui no Continente Bom dia em Vila Nova de Santo André) ainda não vi essa acção.Parabéns pela vossa iniciativa.Sou cliente do Continente e estou satisfeita pelo vosso trabalho.
Maria Simões diz:
Já vi no Continente da Álvares Cabral em Lisboa ! Só não trouxe porque não calhou mas para uma próxima vou ficar cliente. Só é pena não existir esta oportunidade no Continente Online mas compreendo que posa não ser viàvel ainda. Podiam estender está iniciativa a outros Produtos como existe já nos supermercados aderentes ao To Good to Go !
Renato Simões diz:
Uma sugestão: Qual a possibilidade da entrega novamente das caixas na loja para evitar tb o desperdício da caixa, ela estando em perfeito estado poderia servir para nova utilização.
Vânia Francisco diz:
Boa noite
Já adquiri várias vezes a caixa de zero desperdício e adorei.
Boa relação de preço, qualidade e quantidade.
Excelente iniciativa.
Sugestão: que o consumidor possa saber quando há caixas disponíveis e onde. Por exemplo, através da aplicação do cartão continente, saber em que lojas existem caixas disponíveis e poder adquirir atempadamente.
Outra sugestão é haverem caixas por secções da loja. Exemplo: mercearia, laticínios,…
Outro exemplo: a partir das 20h haver uma caixa na peixaria, padaria,.. Com produtos do próprio dia.
Parabéns pela excelente iniciativa
Vânia Francisco