Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Projeto de investigação propõe alternativa ao plástico de origem fóssil.
O YPACK é um projeto inovador de investigação, cofinanciado pela UE, cujo propósito é encontrar uma alternativa ao plástico de origem fóssil a partir de resíduos alimentares.
Encontrar uma alternativa às embalagens de plástico de origem fóssil, aproveitando desperdícios alimentares, é uma solução altamente sustentável. Conseguir industrializá-la é o objetivo do projeto europeu YPACK, desenvolvido por um consórcio de entidades e cofinanciado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia. Coordenado pelo Instituto de Agroquímica e Tecnologia de Alimentos de Valência, conta com a colaboração do INL -Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (sediado em Braga), com as universidades do Minho e Nova de Lisboa e com o Continente, o único retalhista nacional deste consórcio europeu.
A proposta sugere uma solução “3 em 1”, que permite que a embalagem, criada a partir de desperdícios alimentares, seja verdadeiramente biodegradável, compostável e que prolongue a conservação dos alimentos.
José María Lagarón, coordenador da investigação, explicou-nos o projeto e mostrou-nos alguns protótipos:
O projeto, iniciado em novembro de 2017, terá uma duração de 3 anos. Neste momento, prepara-se o lançamento de projetos-piloto para testar as embalagens em superfícies comerciais. Até ao final deste ano, será possível encontrar embalagens YPACK em algumas lojas Continente.
“Este é um processo natural, por isso basta-nos pegar no desperdício proveniente da indústria alimentar, voltar a colocá-lo no solo e as bactérias presentes nos resíduos alimentam-se dos mesmos e geram este plástico”.
Uma vez que se decompõe à base de H2O e Co2 (água e dióxido de carbono), o material degrada-se naturalmente no solo ao final de cerca de 50 dias e pode ser usado como fertilizante para a terra. No oceano, estima-se que uma embalagem YPACK se decomponha total e naturalmente em menos de 100 dias. Estamos perante um novo paradigma, que reintroduz os materiais no ciclo mas que vai um bocadinho mais além, numa lógica de Bioeconomia Circular: uma economia circular assente em soluções que utilizam recursos e resíduos biológicos.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura