Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Resultados do compromisso global New Plastics Economy.
Resultados do compromisso global New Plastics Economy.
Em 2019, o Relatório Anual da Fundação Ellen MacArthur dava-nos conta de progressos comuns aos cerca de 400 signatários do compromisso global New Plastics Economy. A incorporação de mais plástico reciclado nas embalagens, a eliminação do plástico desnecessário e esforços de inovação para que, até 2025, todas as embalagens sejam 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis são as principais metas para as quais todos os signatários têm contribuído.
O relatório deste último ano mostra que houve um progresso significativo em duas áreas principais: a incorporação de conteúdo reciclado em embalagens de plástico e a eliminação dos itens problemáticos mais comummente identificados, como embalagens de poliestireno e de PVC, sacos de plástico e palhinhas. No que respeita a aumentar a reciclabilidade de embalagens, o progresso não foi, ainda, significativo.
O Continente tem trabalhado com afinco e com resultados expressivos de acordo com o compromisso assumido pela própria marca. No que respeita especificamente ao plástico virgem, no último ano o Continente conseguiu alcançar um nível de poupança superior a 4,2 mil toneladas, graças à substituição deste material por plástico reciclado ou materiais alternativos. No relatório de 2019, a poupança anunciada (referente aos dados do quarto trimestre de 2018) foi de 1589 toneladas de plástico virgem, o que representa um crescimento superior a 90%.
Um ano depois, com a habitual colaboração do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Fundação Ellen MacArthur apresentou algumas conclusões gerais, além de disponibilizar o progresso de cada um dos signatários. O esforço de marcas e retalhistas, um pouco por todo o mundo, é evidente na minimização do impacto das suas embalagens no ambiente.
Várias empresas estão a eliminar materiais considerados problemáticos ou desnecessários como PVC, plásticos negros ou palhinhas e a quantificação e transparência sobre os plásticos utilizados estar a aumentar. Existem progressos significativos na incorporação de plásticos reciclados nas embalagens (+22% em relação ao ano passado) embora alguns progressos sejam mais limitados por requerem maior investimento e ação de todos, em particular da indústria e dos legisladores.
Sonae MC em destaque no seu setor de atuação
No que respeita ao setor do retalho alimentar, a Sonae MC apresenta um dos melhores resultados do mundo entre os subscritores do New Plastics Economy e com o melhor resultado entre todos os retalhistas que operam em Portugal:
Apesar do progresso global observado no último ano ser positivo, a transição para uma economia verdadeiramente circular é um processo gradual e a Fundação criada por Ellen MacArthur tem tido um papel determinante na mobilização das mais de 400 organizações mundiais que partilham a mesma visão. Citando o relatório, “a questão não é se um mundo sem plástico é possível mas o que faremos juntos para que isso aconteça.”
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura