Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Os sacos de plástico disponibilizados nas secções de fruta e legumes dos supermercados vão passar a ser taxados a partir de 1 de janeiro de 2024.
Os sacos de plástico leves e ultraleves disponibilizados, por exemplo, nas secções de fruta e legumes dos supermercados vão passar a ser taxados a partir de dia 1 de janeiro de 2024. A medida, que integra a proposta para o Orçamento de Estado 2024, prevê uma taxa de quatro cêntimos por cada um destes sacos.
A medida “incide sobre os sacos de plástico leves e muito leves, produzidos, importados ou adquiridos no território de Portugal continental, bem como sobre os sacos de plástico leves e muito leves expedidos para este território”. À semelhança do que aconteceu no passado, quando os sacos habitualmente utilizados nas compras e distribuídos gratuitamente nas caixas das superfícies comerciais começaram a ser cobrados, também esta medida trará novos hábitos, espera-se.
O Governo deixa claro também que é uma obrigação dos comerciantes disponibilizaram alternativas aos sacos pagos. O Continente, por exemplo, tem trabalhado na oferta e na promoção de alternativas aos sacos de plástico.
Veja aqui as alternativas que o Continente oferece:
O Continente Bom Dia do Via Catarina, no Porto, foi a primeira loja em Portugal a não utilizar plásticos descartáveis na “praça” de frutas e legumes. Em alternativa aos sacos leves e ultraleves de plástico, foram disponibilizados sacos de algodão ou poliéster – reutilizáveis e laváveis -, sacos de papel gratuitos e era também possível trazer sacos de casa.
A intenção do Governo é que as receitas conseguidas através da nova contribuição da compra de sacos de plástico leves e ultraleves sejam repartidas entre o Estado, o Fundo Ambiental e a Agência Portuguesa do Ambiente, entre outras entidades.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura