‘Refill’ de detergentes, alimentos secos e alimentação animal já chegou ao Continente

Novo sistema de compra a granel permite reutilizar embalagens.
Refill spot Continente

Partilhar

Uma das sugestões mais comuns no mural de ideias da iniciativa Fora da Caixa, sobre a melhoria das embalagens de marca própria do Continente, é a possibilidade de as reutilizar em compras a granel. O sistema de ‘refill’ de alguns produtos foi uma das ideias que os consumidores mais insistiram para que fosse implementada e o Continente assim o fez: já está disponível, nas lojas do Colombo, em Lisboa, e no Continente Matosinhos, o espaço ‘Refill Spot by Continente’. 

Poupança e circularidade em formato embalagem 

A partir de agora, é possível comprar detergentes, alimentos secos e alimentação para cão e gato a granel. O sistema é self-service, de fácil acesso e está localizado junto das respetivas categorias dos produtos disponíveis nesta modalidade. 

No comunicado sobre a iniciativa, o Continente assume que esta ocupa “um espaço central na agenda de Sustentabilidade”, porque possibilitará “testar em ambiente real e em escala, uma abordagem complementar às embalagens de uso único”. O projeto-piloto permitirá também “avaliar adequadamente os impactos económicos, ambientais e operacionais” deste novo modelo de comercialização de alguns produtos.

“Temos clientes a pedirem-nos o alargamento da vasta gama que já disponibilizamos a granel. Com estas soluções inovadoras conseguimos compatibilizar a conveniência para o cliente com os padrões de segurança e qualidade dos produtos que exigimos. Vamos agora avaliar o mais importante que é a resposta dos nossos clientes.”, mencionou João Maria Gonçalves, diretor do Continente do Colombo, no mesmo comunicado. 

Como funciona?

O refill de detergentes está disponível em 6 referências de produtos ecológicos e biodegradáveis, alguns dos quais com certificação Ecolabel, da marca Greendet: detergentes e amaciador de roupa, lava tudo, multiusos WC e detergente de louça manual. Nesta estação de refill, o cliente pode trazer a sua própria embalagem, pagando apenas a quantidade do produto que pretende comprar. Pode também adquirir em loja, embalagens de 1L, 100% recicláveis e reutilizá-las em reenchimentos futuros.

O refill de alimentos baseia-se numa solução desenvolvida pela empresa de tecnologia MIWA, que assegura o controlo e rastreabilidade do produto ao longo de toda a cadeia de abastecimento. Nos equipamentos estão disponíveis produtos das categorias de Frutos Secos, Bio e Alimentação PET da marca Continente. Estes produtos podem ser dispensados para “Smart Cups”, em embalagens reutilizáveis, dotadas de uma etiqueta NFC que comunica com o dispensador e acomoda informações sobre a embalagem e o produto que é adquirido. Existem 3 capacidades de “Smart Cups” – 350 ml, 750 ml e 1.000 ml. Os clientes podem também trazer as suas próprias embalagens. 

Refill spot Continente

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Queixa à CMVM revela falhas no reporte anual sobre utilização de plástico por parte do grupo Sonae - Sciaena - […] reutilizáveis, nas lojas do Colombo (em Lisboa) e em Matosinhos, como parte do projeto-piloto  “Refill Spot by Continente”. Ainda…
  2. Mineração em Mar Profundo: Aumenta a Pressão Pública para que Portugal declare uma Moratória - Sciaena - […] reutilizáveis, nas lojas do Colombo (em Lisboa) e em Matosinhos, como parte do projeto-piloto  “Refill Spot by Continente”. Ainda…

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest