Lembra-se do Gervásio? O chimpanzé que aprendeu a reciclar? Depois de “reciclar” a personagem icónica, a Sociedade Ponto Verde lançou o desafio ‘Junta-te ao Gervásio’ para premiar ações locais que estejam a ser desenvolvidas no contexto da reciclagem de embalagens. Dos 45 projetos finalistas, foram seis os projetos que se destacaram no pódio das respetivas categorias, além das várias menções honrosas atribuídas.
‘Junta-te ao Gervásio’ e a estes projetos
Um dos objetivos da iniciativa é partilhar os projetos vencedores como exemplo para que possam ser reproduzidos por todo o país. Premiar ações locais, desenvolvidas por comunidades, tem um impacto diferente. O júri avaliou as candidaturas com base no caráter inovador do projeto, no seu impacto económico, social e ambiental na comunidade local, e se promove a prática da reciclagem de embalagens.

As participações foram divididas nas categorias juntas de freguesia, entidades de proximidade e cidadania social:
O projeto educativo Torre Plstik, coordenado pela Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, foi o grande vencedor na sua categoria. Um projeto sócio-ambiental que quer “tornar o desporto acessível” para todos, ao mesmo tempo que “recolhe e transforma” embalagens plásticas em skates.
Nas entidades de proximidade, foram as iniciativas Green Steps, do teatro Metaphora, o “Monstro Lixo” e o Ecoponto Solidário “O Vira-Lata” a ocupar o primeiro, segundo e terceiro lugares do pódio, respetivamente.
Por último, nos projetos de cidadania social, destacaram-se a app EcoBenefit e os projetos Agente do Ambiente e o Rua Gil Avô, da Festa dos Tabuleiros de Tomar.
Cerimónia de entrega de prémios
A cerimónia de entrega dos prémios aconteceu a 8 de fevereiro e juntou os membros do júri numa talk sobre reciclagem e importância da economia circular.
O evento pode ser visto aqui:
0 Comments