Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Museu de Leiria recebe Prémio Dibner.
Museu de Leiria recebe Prémio Dibner.
Patente no Museu de Leiria desde abril, a exposição “Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal” recebeu o Prémio Dibner, atribuído pela Society for the History of Technology às melhores exposições a nível mundial na interpretação da história da tecnologia, da indústria e da engenharia. O galardão reconhece a excelência da exposição na forma como se apresenta ao público e dá destaque internacional ao museu.
A iniciativa é fruto da parceria do Município de Leiria com a equipa de investigação do projeto “O Triunfo da Baquelite – Contributos para uma História dos Plásticos em Portugal”. O projeto, coordenado pela professora Maria Elvira Callapez, da Universidade de Lisboa, resulta de um trabalho de proximidade com a indústria dos plásticos e é daí que surge a ideia de uma exposição em Leiria. A equipa do Município de Leiria explica o contexto: “A história do plástico em Portugal nasce na região de Leiria.” Com técnicas básicas semelhantes como a moldagem, a indústria de vidro da Marinha Grande, também no distrito de Leiria, impulsionou o desenvolvimento da indústria de moldes e, por conseguinte, da indústria de transformação das matérias plásticas. “Esta indústria transformadora nasce em Portugal à sombra da indústria de moldes, pelo que as histórias das indústrias de moldes e plásticos em Portugal estão intrinsecamente ligadas”, especialmente no eixo Leiria-Marinha Grande.
A ideia foi proposta ao Museu de Leiria por Maria Elvira Callapez, em 2016. Desde então, o processo de organização da exposição passou por várias etapas: “Os conteúdos científicos foram fornecidos pela equipa de investigação do projeto, mas os conteúdos expositivos –textos, filmes, multimédia – têm um discurso que é o de um museu”, conta a equipa do Município. As peças expostas foram “recolhidas através de uma campanha impulsionada e gerida pelo Museu de Leiria, dirigida à comunidade local, mas também nacional, e através do contacto com outras instituições”, com o objetivo de recolher peças que ajudassem a contar a história pretendida.
O plástico no quotidiano – o que mudou ao longo dos anos
Através do acervo reunido, é possível visualizar algumas peças que revolucionaram o quotidiano ao longo das últimas décadas. Próteses, computadores, brinquedos, há de tudo um pouco – até porque o plástico está presente em (quase) todos os objetos à nossa volta. Ao mesmo tempo, os visitantes são desafiados a refletir sobre o impacto que o uso irresponsável do plástico pode ter no ambiente.
Para Leiria, a indústria transformadora do plástico é identitária, constituindo um dos pilares da economia local. “Uma exposição aparentemente contracorrente é claramente pertinente e importa contextualizar e mesmo colocar em causa a ideia simplista do plástico como inimigo público número um”, realça a equipa municipal. Ainda sobre o prémio, o município acrescenta que “o Museu de Leiria tem a obrigação de ser relevante no território no qual se insere e apelativo para as suas gentes. O que este prémio nos diz é que podemos ser relevantes para além das nossas fronteiras.”
Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal
Patente até 31 de dezembro de 2020
Mais informações na página do Museu de Leiria
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura