“Plástico: o novo fantástico?”

Em Cambridge, o plástico é visto como um recurso essencial.

Partilhar

Em Cambridge, o plástico é visto como um recurso essencial.  

A Universidade de Cambridge escolheu o dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, para publicar um vídeo sobre o CirPlas, o Centro Criativo para o Plástico Circular. O título “Plastic: the new fantastic?” é uma questão (Plástico: o novo fantástico?) cuja resposta parece estar nos projetos inovadores apresentados no conteúdo.

O departamento  de investigação daquela que é considerada a 3ª melhor universidade do mundo (de acordo com o ranking internacional da Times Higher Education) quis mostrar o “lado bom” do plástico enquanto material essencial para a sociedade atual. O objetivo do CisPlas é combinar criatividade com medidas práticas no que respeita, por exemplo, à transformação de resíduos de plástico em combustível de hidrogénio, fabricar materiais mais sustentáveis e inovar na reciclagem dos plásticos – respeitando sempre a economia circular.

Por favor, aceite as statistics, marketing cookies para poder ver este vídeo.

Apesar das constantes campanhas de “guerra ao plástico”, são também cada vez mais frequentes os esforços para que o material deixe de ser demonizado e que o seu emprego e uso sejam feitos com responsabilidade. Especialmente durante a pandemia de covid-19, o plástico desempenhou um papel vital nos cuidados médicos – viseiras, máscaras e luvas são só alguns exemplos de equipamentos de proteção que permitiram evitar o contágio. No entanto, o alerta mantém-se: o problema não é o material em si mas sim a forma como o plástico é descartado.

Erwin Reisner, diretor do CisPlas, defende que “o plástico é um exemplo de como devemos encontrar maneiras de usar os recursos”, tal como Cambridge tem feito. “Sem mudar irreversivelmente o planeta para as gerações futuras”, contrapõe.

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest