Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Chama-se Granel e é “o último grito” da moda sustentável.
Chama-se Granel e é “o último grito” da moda sustentável – ou, pelo menos, a campanha de promoção deste saco assim o dá a entender. Criado pela Bolsalea, uma empresa espanhola dedicada à produção de embalagens amigas do ambiente, o saco de plástico Granel é, basicamente, um saco comum vendido com artigo de luxo: custa 499 euros e está disponível para venda no website da marca.
A ideia, comunicada com ironia, destaca o saco como acessório de moda, numa produção ao nível das marcas de grife. Acaba por ser uma chamada de atenção à cultura do descartável:
No manifesto da marca, questiona-se o verdadeiro valor dos produtos que usamos nomeadamente de um simples saco – um saco básico, de plástico, do supermercado, não é muito diferente de um mesmo saco de plástico da coleção de uma marca de luxo, exceto no preço (que pode, no caso da marca, chegar aos milhares de euros). Fará sentido?
Essa forma de valorizar as coisas é sustentável? Por que não reutilizamos o que pode ser reutilizado? É o preço de um produto o que realmente nos custa? O que isso custa ao planeta? Devemos analisar o mundo em que vivemos para nos fazermos a pergunta mais importante de todas: em que mundo queremos viver?
Bolsalea, manifesto Granel
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura
Luísa Maria Lopes Bento Cabrita diz:
Achei todos os temas focados muito interessantes. Particularmente o assunto sobre os micróbios que estão já a comer plástico, penso que isso acontece como uma luta deles pela sobrevivência, e defesa contra um planeta cada dia mais poluído. Há que encontrar meios para combater toda a poluição ambiental que nos cerca, para vivermos num mundo mais saudável. Tenho esperança que estamos no bom caminho para que um dia isso se concretize. E tem de ser o quanto antes, de forma a prevenir também as alterações climáticas, que já estão a constatar-se.
Sobre o saco “Granel” sou de opinião que só quem tem muito dinheiro é que pode investir no mesmo, porque é um artigo de luxo, que não está ao alcance da maioria das pessoas, pelo preço extravagante que tem de 499,00€.