Pagaria 500 euros por um saco de plástico comum?

Chama-se Granel e é “o último grito” da moda sustentável.
Granel saco de plástico 500 euros Bolselea

Partilhar

Chama-se Granel e é “o último grito” da moda sustentável – ou, pelo menos, a campanha de promoção deste saco assim o dá a entender. Criado pela Bolsalea, uma empresa espanhola dedicada à produção de embalagens amigas do ambiente, o saco de plástico Granel é, basicamente, um saco comum vendido com artigo de luxo: custa 499 euros e está disponível para venda no website da marca

A ideia, comunicada com ironia, destaca o saco como acessório de moda, numa produção ao nível das marcas de grife. Acaba por ser uma chamada de atenção à cultura do descartável: 

Graças à resistência dos seus materiais, é reutilizável até 500 usos antes de ser depositado no contentor amarelo

Em que mundo queremos viver?

No manifesto da marca, questiona-se o verdadeiro valor dos produtos que usamos nomeadamente de um simples saco – um saco básico, de plástico, do supermercado, não é muito diferente de um mesmo saco de plástico da coleção de uma marca de luxo, exceto no preço (que pode, no caso da marca, chegar aos milhares de euros). Fará sentido? 

Essa forma de valorizar as coisas é sustentável? Por que não reutilizamos o que pode ser reutilizado? É o preço de um produto o que realmente nos custa? O que isso custa ao planeta? Devemos analisar o mundo em que vivemos para nos fazermos a pergunta mais importante de todas: em que mundo queremos viver?

Bolsalea, manifesto Granel

Artigos recentes

Comentários

1 Comment

  1. Achei todos os temas focados muito interessantes. Particularmente o assunto sobre os micróbios que estão já a comer plástico, penso que isso acontece como uma luta deles pela sobrevivência, e defesa contra um planeta cada dia mais poluído. Há que encontrar meios para combater toda a poluição ambiental que nos cerca, para vivermos num mundo mais saudável. Tenho esperança que estamos no bom caminho para que um dia isso se concretize. E tem de ser o quanto antes, de forma a prevenir também as alterações climáticas, que já estão a constatar-se.
    Sobre o saco “Granel” sou de opinião que só quem tem muito dinheiro é que pode investir no mesmo, porque é um artigo de luxo, que não está ao alcance da maioria das pessoas, pelo preço extravagante que tem de 499,00€.

    Responder

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest