Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
As principais conclusões do III Grande Inquérito Nacional de Sustentabilidade Missão Continente/ICS-ULisboa.
O que pensam os portugueses sobre a sustentabilidade? O que mudou nos hábitos de consumo no período pós-pandemia? No III Grande Inquérito Nacional de Sustentabilidade, a Missão Continente e o ICS-ULisboa deram continuidade aos dois inquéritos anteriores, feitos em 2016 e em 2019, com o mesmo propósito, de perceber melhor as alterações da sociedade e o impacto destas mudanças na sustentabilidade do planeta.
De uma maneira geral, quando questionados sobre a ideia que têm de sustentabilidade, os portugueses fazem uma associação generalizada ao ambiente ou a ações relacionadas com a proteção ambiental. Além disso, a reciclagem, a conservação e gestão eficiente dos recursos são também ideias ligadas à noção de sustentabilidade.
No que respeita a mudanças efetivas nos hábitos diários, os resultados do III Grande Inquérito Nacional de Sustentabilidade revelam que
Comparando com os dados de 2018, o inquérito registou uma diminuição do consumo de carne e o aumento da importância das refeições de base vegetal que já ultrapassa as 2 refeições em média por semana. As mulheres consomem mais refeições à base de vegetais do que os homens e as pessoas com maior escolaridade e com rendimentos mais confortáveis tendem a ter hábitos de consumo mais saudáveis, ingerindo menos carnes com gorduras saturadas e preferindo as carnes brancas.
Ainda em relação a hábitos que influenciam diretamente questões ambientais,
Foram destacadas várias outras dimensões relacionadas com a sustentabilidade, práticas de consumo e como os portugueses adivinham o futuro do planeta. É possível, também concluir que
O III Grande Inquérito Nacional de Sustentabilidade, apoiado pela Missão Continente, resulta de um questionário feito a uma amostra estatisticamente representativa dos portugueses com idade igual ou superior a 18 anos sobre temas como sustentabilidade ambiental, as dimensões do bem-estar, práticas de consumo e estilos de vida e expectativas para o futuro do país.
Aceda aqui ao relatório executivo completo.
Reveja o evento de apresentação dos resultados:
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura