A camada de ozono e sua relação tóxica com o ser humano
Todos já ouvimos falar dela mas será que sabemos o que realmente é? Como se forma e como protege a vida no planeta? E como a atividade humana está a destruí-la?
Entrevista exclusiva a Lucy Hawkes, ecologista fisiológica.
Lucy Hawkes, descrita como “a voz do Mundo Animal”, é ecologista fisiológica e foi uma das oradoras da National Geographic Summit deste ano, que aconteceu a 29 de abril na Casa da Música no Porto.
O evento, que contou com o apoio do Continente, propôs “ouvir o planeta” a partir do mote “Planeta ou plástico?”, abrindo o debate a um conjunto de especialistas de referência na preservação ambiental e que têm sido especialmente ativos na sensibilização para o impacto do plástico nos ecossistemas.
Lucy Hawkes foca a sua investigação nas migrações feitas pelas aves e algumas espécies marinhas, dando voz à perspetiva dos animais relativamente à poluição dos oceanos.
Tivemos oportunidade de conversar com a bióloga e ecologista, que não hesita em recordar que “podemos fazer algo” em relação ao lixo de plástico.
“O plástico é um grande desafio do nosso tempo, mas também é algo que todos podemos trabalhar. As alterações climáticas implicam um desafio muito mais difícil de enfrentar.”
Nota biográfica:
Em 2007, a inglesa Lucy Hawkes começou a rastrear tartarugas marinhas nos E.U.A. e em Cabo Verde para perceber os fluxos migratórios das espécies. Fascinada pelos movimentos migratórios dos animais, tem dedicado as suas investigações a alguns casos peculiares de verdadeiros “animais atletas”, como gosta de lhes chamar.
Todos já ouvimos falar dela mas será que sabemos o que realmente é? Como se forma e como protege a vida no planeta? E como a atividade humana está a destruí-la?
Vem aí uma nova campanha de sensibilização para entendermos melhor as datas de validade dos alimentos e evitar desperdício
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
A adoção de práticas sustentáveis no trabalho é cada vez mais percecionada como forma de melhorar a qualidade de vida
Foi a 25 de setembro de 2015 que as Nações Unidas adotaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conheça os esforços que Portugal tem feito para os alcançar