Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
UNESCO promove celebração das expressões artísticas a 15 de abril.
Foi em 2019 que a UNESCO estabeleceu que 15 de abril é dia de celebrar o Dia Mundial da Arte. Para Audrey Azoulay, diretora-geral da “secção” das Nações Unidas dedicada à Educação, Ciência e Cultura, é essencial recordar a capacidade de a arte “nos unir e nos conectar”, mesmo nas circunstâncias mais difíceis. O repto é convidar todos a, de alguma forma, participarem nas comemorações, indo a uma exposição ou assistindo a um concerto ou a um filme, por exemplo. No Plástico Responsável, vamos partilhar algumas sugestões e o trabalho de alguns artistas que unem arte e sustentabilidade.
Para a UNESCO, o papel da arte na promoção da partilha de conhecimento, na expressão da diversidade cultural e na alimentação da criatividade é muito importante para estimular a curiosidade e incentivar o diálogo entre povos. Todos os anos, as comemorações procuram “reforçar os vínculos entre as criações artísticas e a sociedade” e incentivar “uma maior conscientização sobre a diversidade das expressões artísticas”, com destaque também para “o contributo dos artistas para o desenvolvimento sustentável”.
“Natureza plástica” é o nome da série de intervenções que o artista brasileiro Eduardo Srur começou em 2019, utilizando apenas sacos de plástico recolhidos nas praias e ruas do Brasil. Explica, na página dedicada ao seu trabalho, que pincéis e tinta foram substituídos por uma “técnica inovadora que utiliza somente fragmentos plásticos, sem o uso de cola, tinta ou qualquer outro material” para recriar pinturas famosas de mestres como Da Vinci, Van Gogh e Monet.
Xandi Kreuzeder, João Parrinha e Luis de Dios são amigos, surfistas e artistas por uma causa. Fazem esculturas com lixo recolhido no mar e têm um projeto educativo com as escolas da Ericeira. São os Skeleton Sea.
Artur Bordalo, conhecido por Bordalo II, tem espalhado a mensagem da sustentabilidade e da preservação da biodiversidade sempre com um apelo à mudança de comportamentos.
A nossa sugestão é visitar a exposição “Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo”, em exibição no MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), em Lisboa, até 28 de agosto. Virtualmente, temos duas sugestões: o MEM – Museu da Extinção Marinha, o “museu que nunca devia existir”. É para visitar através do smartphone. E do Museu da Beata, já ouviu falar?
O cinema é uma expressão de arte. Já viu os filmes nomeados para a última edição dos Oscars? Um filme de animação para ver em família também é sempre uma boa ideia. Se estiver disposto/a a explorar mais sobre questões relacionadas com o ambiente, pode espreitar a página do CineEco, o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela e ver um dos inúmeros documentários temáticos que fizeram parte da programação nos últimos anos.
Fica o desafio: explore o seu lado criativo e tire uns momentos do dia para desenhar, pintar ou fotografar algo, por exemplo.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura