No Dia Mundial da Arte, alimente a criatividade 

UNESCO promove celebração das expressões artísticas a 15 de abril.
Dia Mundial da Arte

Partilhar

Foi em 2019 que a UNESCO estabeleceu que 15 de abril é dia de celebrar o Dia Mundial da Arte. Para Audrey Azoulay, diretora-geral da “secção” das Nações Unidas dedicada à Educação, Ciência e Cultura, é essencial recordar a capacidade de a arte “nos unir e nos conectar”, mesmo nas circunstâncias mais difíceis. O repto é convidar todos a, de alguma forma, participarem nas comemorações, indo a uma exposição ou assistindo a um concerto ou a um filme, por exemplo. No Plástico Responsável, vamos partilhar algumas sugestões e o trabalho de alguns artistas que unem arte e sustentabilidade. 

Arte e sustentabilidade 

Para a UNESCO, o papel da arte na promoção da partilha de conhecimento, na expressão da diversidade cultural e na alimentação da criatividade é muito importante para estimular a curiosidade e incentivar o diálogo entre povos. Todos os anos, as comemorações procuram “reforçar os vínculos entre as criações artísticas e a sociedade” e incentivar “uma maior conscientização sobre a diversidade das expressões artísticas”, com destaque também para “o contributo dos artistas para o desenvolvimento sustentável”.

Mona Lisa versão “lixo plástico sobre tela”

“Natureza plástica” é o nome da série de intervenções que o artista brasileiro Eduardo Srur começou em 2019, utilizando apenas sacos de plástico recolhidos nas praias e ruas do Brasil. Explica, na página dedicada ao seu trabalho, que pincéis e tinta foram substituídos por uma “técnica inovadora que utiliza somente fragmentos plásticos, sem o uso de cola, tinta ou qualquer outro material” para recriar pinturas famosas de mestres como Da Vinci, Van Gogh e Monet. 

Eduardo Srur

No “esqueleto do mar”, o lixo transforma-se em arte

Xandi Kreuzeder, João Parrinha e Luis de Dios são amigos, surfistas e artistas por uma causa. Fazem esculturas com lixo recolhido no mar e têm um projeto educativo com as escolas da Ericeira. São os Skeleton Sea

Bordalo II, embaixador artístico da sustentabilidade

Artur Bordalo, conhecido por Bordalo II, tem espalhado a mensagem da sustentabilidade e da preservação da biodiversidade sempre com um apelo à mudança de comportamentos. 

The Mountain Lion Bordalo II escultura plástico Texas

Algumas ideias para comemorar o Dia Mundial da Arte 

Visite um museu de arte

A nossa sugestão é visitar a exposição “Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo”, em exibição no MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), em Lisboa, até 28 de agosto. Virtualmente, temos duas sugestões: o MEM – Museu da Extinção Marinha, o “museu que nunca devia existir”. É para visitar através do smartphone. E do Museu da Beata, já ouviu falar?

Planeie um serão de cinema 

O cinema é uma expressão de arte. Já viu os filmes nomeados para a última edição dos Oscars? Um filme de animação para ver em família também é sempre uma boa ideia. Se estiver disposto/a a explorar mais sobre questões relacionadas com o ambiente, pode espreitar a página do CineEco, o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela e ver um dos inúmeros documentários temáticos que fizeram parte da programação nos últimos anos. 

Inspire-se e crie algo 

Fica o desafio: explore o seu lado criativo e tire uns momentos do dia para desenhar, pintar ou fotografar algo, por exemplo. 

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest