Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Nestlé investe 2 mil milhões de euros no desenvolvimento de embalagens sustentáveis.
Nestlé investe 2 mil milhões de euros no desenvolvimento de embalagens sustentáveis.
A Nestlé, considerada a maior empresa agroalimentar do mundo com mais de 308.000 colaboradores e uma faturação global de quase 85.000 milhões de euros (dados oficiais de 2018), anunciou que vai investir 2 mil milhões de euros em investigação e desenvolvimento de embalagens feitas a partir de plástico reciclado.
No comunicado de imprensa, o CEO Mark Schneider assume o desafio que é “tornar o plástico reciclado seguro para alimentos” mas considera essencial que a indústria invista na inovação e no ecodesign das embalagens. “Nenhum plástico deve acabar num aterro ou como lixo” sublinha, acrescentando a ambição da empresa em assumir a liderança nesta mudança.
O compromisso, assumido em 2018, de tornar mais sustentáveis as embalagens da Nestlé terá, assim, um novo desenvolvimento. Ao reduzir o plástico virgem incorporado e tornando todas as embalagens 100% recicláveis, o grupo detentor de mais de 2000 marcas presentes em 190 países reduzirá a pegada ecológica de forma significativa.
Na perspetiva de uso responsável do plástico, esta medida pode configurar um exemplo para a indústria agroalimentar mundial. Para Andrew Morlet, da Fundação Ellen MacArthur, “ao eliminar os plásticos de que não precisamos, inovando nos modelos de reutilização e novos materiais (…), podemos criar uma economia onde o plástico nunca será desperdício. O cumprimento dos compromissos anunciados contribuirá significativamente para a concretização dessa visão.”
Para este futuro sem desperdício do plástico, é essencial o investimento na inovação na área das embalagens, quer seja na incorporação de materiais reciclados ou na utilização de materiais alternativos. Na Nestlé, a investigação interna está a cargo do Instituto de Ciências da Embalagem, mas o grupo irá investir também num fundo de apoio a projetos empreendedores nesta área.
No sector agroalimentar, onde garantir a conservação e segurança dos alimentos é vital, as embalagens levantam muitas questões, nomeadamente no que respeita à incorporação de plástico reciclado em contacto direto com os alimentos. Contornados alguns problemas e garantida a qualidade alimentar, o objetivo da Nestlé, conforme assumido por Mark Schneider, é tornar os plásticos efetivamente recicláveis de forma infinita: “queremos fechar o círculo e tornar mais plásticos infinitamente recicláveis.”
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura