Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Desta vez, procura-se acordo específico para evitar o plástico desnecessário.
Há quem sugira a cimeira que decorreu nos últimos dias de novembro no Uruguai foi uma tentativa de chegar a uma espécie de Acordo de Paris especificamente para travar a poluição por plástico. Até 2040, espera-se consenso entre os 193 países representados no Comité Intergovernamental de Negociação (INC) da ONU que continuará em trabalhos até ao final de 2024.
O que está em discussão no âmbito do INC é um tratado global sobre a poluição por plástico. Ou melhor, medidas que limite, a produção de mais plástico como forma de evitar a poluição, muito embora alguns países presentes nas negociações acreditem na possibilidade de eliminar totalmente o lixo plástico até 2040.
Em março, os estados-membros das Nações Unidas reuniram-se no Quénia para a 5ª Assembleia da ONU para o Ambiente, na qual foi definido este comité intergovernamental que deverá redigir um tratado global para as questões do plástico.
Jyoti Mathur-Filipp, do secretariado do INC, afirmou à Reuters que é possível “lançar as bases necessárias para implementar uma abordagem de ciclo de vida à poluição plástica”, o que contribuiria significativamente para “pôr fim à crise planetária tripla das alterações climáticas, da perda da natureza e da biodiversidade, e da poluição e dos resíduos”.
Países como o Canadá, a Geórgia e o Reino Unido defenderam publicamente que um tratado assim deverá incluir “obrigações globais vinculativas para todo o ciclo de vida dos plásticos – incluindo a produção”, para que seja, efetivamente possível acabar com a poluição por plástico até 2040, como proposto.
A diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Inger Andersen, frisou ainda o facto de sermos “muito dependentes do plástico: todos temos em casa, é um produto útil, precisamos dele”, pelo que a posição do comité não é necessariamente contra o plástico, mas sim “contra o plástico no ambiente. A ideia é que, uma vez extraído o petróleo da nossa terra, usamos, guardamos na economia”.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura