Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Protótipo holandês construído com desperdícios.
Elétrico, desportivo, feito maioritariamente com plástico reciclado: chegou o Luca, o carro do futuro (?). O protótipo foi construído por um grupo de alunos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, e demorou cerca de um ano e meio até estar concluído.
Para já, é apenas o resultado de um promissor projeto. À data (30 de outubro), o Luca ainda não tem autorização de circulação. No entanto, prova que é possível dar uma segunda vida não só ao lixo de plástico como também a outros resíduos, inclusive domésticos. Poderá inspirar a indústria automóvel? Marcas como a Jaguar Land Rover já estão a incorporar plástico reciclado no fabrico dos seus modelos.
Este desportivo, com dois motores elétricos, atinge os 90km/hora e tem autonomia para 220 quilómetros. Os bancos são feitos com casca de coco e crina de cavalo e revestidos com PET reciclado. O exterior é composto por plástico reciclado, retirado do oceano, e por fibra de linho. Apenas alguns componentes, como os eletrónicos, são totalmente novos por questões de segurança (normas europeias).
Desportivo e sustentável: “Com este carro, queremos mostrar que o lixo é um material valioso, mesmo em aplicações complexas como um carro”, afirma Matthijs van Wijk, um dos membros da equipa. Consciencializar as pessoas para o consumo responsável e para o desenvolvimento de uma economia verdadeiramente circular são dois dos principais propósitos do projeto.
Processo de construção do Luca:
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura