Luca, um carro feito com plástico reciclado

Protótipo holandês construído com desperdícios.

Elétrico, desportivo, feito maioritariamente com plástico reciclado: chegou o Luca, o carro do futuro (?). O protótipo foi construído por um grupo de alunos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, e demorou cerca de um ano e meio até estar concluído.

Para já, é apenas o resultado de um promissor projeto. À data (30 de outubro), o Luca ainda não tem autorização de circulação. No entanto, prova que é possível dar uma segunda vida não só ao lixo de plástico como também a outros resíduos, inclusive domésticos. Poderá inspirar a indústria automóvel? Marcas como a Jaguar Land Rover já estão a incorporar plástico reciclado no fabrico dos seus modelos.

O Luca é um projeto dos alunos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven. DR Bart van Overbeeke

Este desportivo, com dois motores elétricos, atinge os 90km/hora e tem autonomia para 220 quilómetros. Os bancos são feitos com casca de coco e crina de cavalo e revestidos com PET reciclado. O exterior é composto por plástico reciclado, retirado do oceano, e por fibra de linho. Apenas alguns componentes, como os eletrónicos, são totalmente novos por questões de segurança (normas europeias).

Desportivo e sustentável: “Com este carro, queremos mostrar que o lixo é um material valioso, mesmo em aplicações complexas como um carro”, afirma Matthijs van Wijk, um dos membros da equipa. Consciencializar as pessoas para o consumo responsável e para o desenvolvimento de uma economia verdadeiramente circular são dois dos principais propósitos do projeto.

Processo de construção do Luca: