Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Com a redução da proteção do lobo na União Europeia, a espécie que habita Portugal e Espanha pode mesmo extinguir-se e trazer um desequilíbrio na Natureza. Entenda porquê
Os Estados-membros da União Europeia (UE) aprovaram em setembro a redução do nível de proteção do lobo. Esta era uma medida há muito defendida pelo setor agrícola e da caça, mas contestada pelos movimentos ambientalistas, que têm feito um trabalho de conservação da espécie em vários locais, frente ao seu risco de extinção.
Embora a medida tenha ainda que ser aprovada pela Convenção de Berna sobre a Conservação da Vida Selvagem e dos Habitats Naturais da Europa, que acontecerá em dezembro de 2024, esta votação abre “um precedente à desregulação da conservação, proteção e restauro da biodiversidade na União Europeia”, defende a WWF Portugal, organização que atua ao nível da proteção da vida selvagem, juntamente com a Associação Natureza Portugal (ANP).
“Na última década, a UE e os seus Estados-Membros investiram muito tempo e recursos para melhorar a coexistência entre as comunidades locais e as populações de lobos. Estes esforços são facilitados por várias plataformas regionais e da UE e por projetos bem-sucedidos financiados pelo programa LIFE que demonstram soluções mutuamente benéficas a curto e a longo prazo. A proposta de reduzir a proteção do lobo põe em causa todos esses esforços e investimentos. Será um desvio do objetivo da UE de alcançar uma coexistência harmoniosa entre humanos e grandes carnívoros”.
Bianca Matos, coordenadora de Políticas da ANPlWWF
Ao concretizar-se, o lobo deixa de ter proteção “estrita” e passa a ter um grau simples de proteção, o que facilita o abate e eliminação de indivíduos quando a população cresce demasiado.
Portugal, contra o que seria de esperar, votou também a favor desta medida, o que gerou preocupação entre as organizações ambientalistas que têm trabalhado nas últimas décadas para a proteção do lobo ibérico, subespécie do lobo cinzento que habita Portugal e Espanha.
Esta é uma das espécies mais isoladas e ameaçadas em toda a península, sendo que em 2023 foi já declarado extinto na região da Andaluzia (sul de Espanha), devido à perda de habitat e abate dos animais, como apontam especialistas.
Apesar do posicionamento mostrado a nível europeu, o Ministério do Ambiente garantiu que pretende manter inalterada a política de proteção do lobo ibérico em Portugal. “A política protecionista do Lobo Ibérico é equilibrada, tem tido sucesso, funciona com um sistema de compensações eficiente e é uma bandeira das políticas de conservação da natureza em Portugal”, declarou a tutela, numa nota escrita à agência Lusa.
Apesar desta posição, a WWF Portugal acredita que será difícil Portugal “resistir à pressão para flexibilizar as suas normas ambientais, especialmente depois de outros países começarem a fazê-lo”.
Além disso, WWF critica a falta de evidência científica que atesta que o abate destes animais reduza os conflitos das espécies com as comunidades rurais e animais de criação, como é objetivo da proposta. “De facto, pode até ser contraproducente e aumentar os ataques a animais de criação, uma vez que corre o risco de perturbar a estrutura social das alcateias”.
Em Portugal, estima-se que a população de lobos ibéricos varie entre 200 e os 400 indivíduos, representando cerca de 15% da população ibérica, de acordo com dados da Liga para a Proteção da Natureza. A espécie encontra-se distribuída apenas no Centro-Norte e Norte. A norte do rio Douro, encontra-se a maior população, que abrange cerca de 50 alcateias, em comunidade com a grande população do lado espanhol. A sul do Douro está a população mais fragmentada (10 alcateias) e isolada das restantes populações.
Segundo a WWF, a decisão da União Europeia para a diminuir a proteção do lobo ibérico, poderá ter como impactos:
Por último, esta decisão pode levar mesmo à extinção do lobo na Europa, “revertendo décadas de progresso em conservação”, conclui a WWF.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura