“O design biofílico faz com que as pessoas adotem comportamentos mais sustentáveis”
Falamos com Daniela Rodriguez, fundadora da Forest Homes, para perceber o que é a biofilia e que benefícios traz para o nosso ambiente
Está a chegar o Dia Nacional da Conservação da Natureza. Encontre aqui algumas ideias para participar nas comemorações
Antecipa-se um fim de semana com muito sol e propício a momentos dedicados ao estudo e preservação da natureza. É que no próximo domingo (a 28 de julho) celebra-se o Dia Nacional da Conservação da Natureza e são muitas as sugestões para participar, com família e amigos, nas comemorações. Deixamos algumas:
A associação Verde está à frente do primeiro projeto de compensação de carbono em Portugal, que preserva árvores de grande porte e planta as do futuro. Com este projeto, a associação convida pessoas e empresas a participar em atividades de preservação dos “gigantes” (árvores antigas) e plantação de novas, como forma de compensar a sua pegada de carbono.
A história destas árvores, porque são tão importantes e como preservá-las são temas que podemos aprender durante as atividades promovidas pela Verde. Apesar de se realizarem apenas no concelho de Lousada, onde a associação está presente, quem estiver longe e não conseguir marcar presença pode sempre comprar um Presente Verde, que vai entre 3 euros a 80 euros e pode ser oferecido a outra pessoa ou apenas um “mimo” para a própria pessoa. Esta é uma forma simbólica de compensar a sua pegada de carbono.
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) é uma organização que tem trabalhado no estudo da vida dos pássaros no nosso país. Oferece ações de voluntariado em diferentes áreas, nomeadamente, limpeza do lixo marinho nas praias, que tem também o objetivo de estudar o impacto da poluição na vida das árvores, e na observação e recolha de informação sobre a vida dos pássaros na natureza.
Estas atividades têm uma componente lúdica de educação e sensibilização dos cidadãos sobre como a atividade humana afeta as comunidades de aves.
Esta organização está envolvida em vários projetos de conservação, que vão desde projetos anti-incêndios, através dos quais é possível aprender mais sobre como proteger a sua região e casa contra estes desastres, projetos de conservação de vida marítima e biodiversidade, entre outros.
Além disso, a LPN é um dos 6 parceiros do Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA), localizado no estuário do Tejo, um projeto que disponibiliza e assegura condições de visitação numa área privilegiada em termos de avifauna e que pretende criar um modelo autossustentável para a conservação da natureza.
Uma curiosidade: o Dia Nacional da Conservação da Natureza celebra-se a 28 de julho por coincidir com a data de fundação da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), a primeira e mais antiga associação de defesa do ambiente criada em Portugal.
Se pretender festejar por sua própria conta, uma atividade importante para a conservação da natureza é a plantação de espécies autóctones. Informe-se sobre quais são as espécies naturais da sua região e contribua para renaturalizar a sua área.
Esta é uma das formas mais eficazes de contribuir para a prevenção de incêndios, uma ação importante a realizar nesta altura do ano, de extremo calor. A Rewilding Portugal explica aqui como pode “renaturalizar” a sua propriedade.
Qualquer que seja a atividade escolhida para festejar o Dia Nacional da Conservação da Natureza, lembre-se que a data pretende alertar para a importância da conservação do património nacional natural.
Portugal apresenta uma grande diversidade de paisagens, de património geológico e de biodiversidade e só estudando e estando em contacto com estes espaços de vida conseguimos atingir um equilíbrio entre a vida humana e a Natureza. Este equilíbrio contribui para o bem-estar do ser humano, para a mitigação da pobreza, para a prevenção de riscos e para a criação de economias eficientes.
Falamos com Daniela Rodriguez, fundadora da Forest Homes, para perceber o que é a biofilia e que benefícios traz para o nosso ambiente
Da árvore de Natal aos plásticos para cobrir comida. Será que todos os plásticos podem ser reciclados?
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
A produção de muitos dos bens que utilizamos no dia a dia requer muita água, um recurso vital que é muito limitado em certas partes do mundo
As mais de 100 nações envolvidas não chegaram a consenso e voltaram a adiar um acordo
Maior transparência por parte das marcas; busca por conteúdo educativo e de consumo ‘rápido’; equilíbrio entre vida pessoal e profissional e reconexão com o mundo real
A dessalinizadora vai permitir retirar o sal a 16 milhões de metros cúbicos de água do mar por ano, cobrindo “20% do consumo urbano do Algarve”