Já é possível trocar garrafas de plástico por vales de desconto

Máquinas automáticas podem ser encontradas em 23 superfícies comerciais do país.

Depósito de garrafas de plástico

Conteúdo atualizado: projeto terminado a 31/12/2022 por deliberação dos promotores.

A iniciativa “Do velho se faz novo” é da responsabilidade do Ministério do Ambiente por via do Fundo Ambiental, tendo sido gerida pela APED, APIAM e PROBEB. O Continente participou ativamente no projeto, tendo instalado as respetivas máquinas em 13 lojas.

Artigo originalmente publicado em março de 2020, data de arranque da 1ª fase do projeto-piloto:

O anunciado depósito de embalagens de plástico não reutilizáveis é, finalmente, uma realidade. Inicialmente previsto para o final de 2019, o projeto-piloto arrancou a 13 de março em 23 superfícies comerciais de norte a sul do país, entre as quais 14 lojas Continente, onde é possível trocar as embalagens por vales de desconto.

Projeto-piloto

O sistema é simples: garrafas de plástico PET (o tipo de plástico comummente utilizado em embalagens de água e sumos), não reutilizáveis, podem ser trocadas por vales de desconto em compras na superfície comercial (no caso dos hipermercados Continente, é possível utilizar os descontos em qualquer loja do país). As garrafas entre 0,10 e 0,50 litros valem dois cêntimos e as garrafas com capacidade acima de meio litro e até dois litros valem cinco cêntimos. Também se pode doar o valor acumulado a uma instituição de solidariedade social. Em breve, a informação sobre quais as entidades abrangidas será disponibilizada no site do projeto.

Como funciona?
Regras de utilização

• São aceites todas as garrafas de bebidas em plástico, do tipo PET, não reutilizáveis (águas, sumos, refrigerantes, etc.)
• As restantes embalagens em plástico devem continuar a ser depositadas no ecoponto amarelo.
• As garrafas devem ser colocadas com a base virada para o interior da máquina, uma de cada vez.

As garrafas não devem ter líquidos nem estar espalmadas
As garrafas devem ter tampa e o rótulo intacto com o código de barras legível

• A máquina de recolha automática emite o talão de desconto, com o valor correspondente à quantidade de garrafas colocadas para reciclagem.

Fonte: “Do velho se faz novo”, site oficial do projeto

Onde posso encontrar as máquinas?

Nesta primeira fase, uma vez que são poucas as máquinas disponíveis no país, foi feita uma distribuição geográfica, da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente, de acordo com critérios como a densidade populacional da região.

Em Portugal continental é possível encontrar superfícies comerciais com as máquinas de depósito de garrafas de plástico um pouco por todo o território. Para já, os arquipélagos dos Açores e da Madeira não estão abrangidos pelo projeto-piloto, que estará em testes nos próximos dezoito meses.

DR. Saiba onde encontrar as máquinas no site do projeto.

Incentivar a reciclagem

Em comunicado oficial, o Ministério do Ambiente destacou que através deste sistema será possível garantir “o encaminhamento para reciclagem de elevada qualidade”, e maximizar “a circularidade dos materiais” ao permitir a incorporação do plástico reciclado em novas garrafas.

O projeto-piloto servirá também para “adquirir experiência e produzir ensinamentos” para a implementação efetiva do sistema, segundo se pode ler no mesmo comunicado. A partir de 1 de janeiro de 2022, de acordo com as diretrizes europeias, será obrigatório assegurar o sistema de depósito de embalagens de bebidas não só de plástico como também de vidro e alumínio – à semelhança do que já acontece em alguns países-membros.

Para a implementação do sistema foi criado um consórcio que une entidades governamentais, produtores e distribuidores. O mote escolhido para comunicar a campanha reflete também o benefício para o consumidor e para o planeta: “Quando do velho se faz novo, todos ganham!”. Nesta fase, a “recompensa” traduz-se em vales de desconto mas outras hipóteses serão testadas.

Artigos recentes

Comentários

  1. Emília Rosa Ferreira de Araújo diz:

    Boa tarde. Pretendia saber quando será retomada a campanha de recolha d e garrafas pet a troco de vales de desconto. Tenho cerca de 1.200 garrafas pet e pretendia saber se devo continuar a guardar para poder troca—las por vales. Cumprimentos. Aguardo resposta. Obrigada

  2. Daniel diz:

    Desloquei-me hoje ao Continente Viseu para deixar 100 garrafas na máquina e funcionários informam-me que já não têm lá nenhuma máquina, mas não há em lado nenhum informação oficial de término da campanha! ISTO É UMA PALHAÇADA!
    EXIJO SER RESSARCIDO DOS CUSTOS DE DESLOCAÇÃO QUE TIVE, NO VALOR DE 10€.

  3. Gilda diz:

    Bom dia, os meus filhos andavam super entusiasmados com o vosso projeto, informamos outras crianças que ficaram incentivados em colaborar, agora que tem as máquinas não continuam? Cumprimentos

  4. Ismael Tavares diz:

    Site desatualizado, fui ao Continente Jardim em VN Gaia e depois de lá chegar com centenas de garrafas tive de voltar para trás porque afinal já não têm máquina. Ainda perguntei no Balcão de Apoio ao Cliente se haveria ainda no CT Alameda nas Antas mas o Apoio foi fraco, não sabiam. Liguei eu para lá, para o tal Apoio ao Cliente e depois de chamar infinitamente a chamada caiu. Mais uma propaganda do governo e do Continente que é falsa. Pelo Ambiente????, o que é isso. Vale tudo neste país. Vergonhoso. Deixo aqui o meu protesto. Alguém deve andar a ganhar muito dinheiro com isto, é o que costuma ser e a sustentabilidade é uma palavra vá.

  5. JOÃO OLIVEIRA diz:

    QUAL É A SITUAÇÃO ACTUAL? HÁ MAQUINAS OU NÃO HÁ MÁQUINAS NENHUMAS E ISTO É MAIS UMA CHACHADA DO COSTUME?

  6. Vanessa Rualde diz:

    Boa tarde.
    Não pretendem colocar uma máquina em algum local do distrito de Vila Real?

  7. Ângela diz:

    Fui ao continente da Amadora e já não estava lá a máquina. É verdade que a campanha acabou?

  8. João caseiro diz:

    Exmos. Senhores;

    para quando a iniciativa em águeda?

  9. filipe tinoco diz:

    boa tarde… ha um tempo atras , levava as garrafas para reciclar ao e,leclerc de vila nova de famalicao… em meados de maio de 2022,a maquina esteve com avaria mais de 5 semanas. dai ja foi arranjada ,so que limitaram os clientes so com 20 garrafas diarias.. eu queria saber se fosse possivel se isto e uma politica do proprietario da maquina ou mesmo do hipermercado? porque so 20 garrafas por dia para descontar um vale de 0.40 centimos nao vale a pena passar a reciclar la ….obrigado… atenciosamente aguardo resposta…

  10. Soraya Garcia diz:

    Pelos comentários, a nossa empresa que tem mais de 1000 garrafas de água de 1.5lts para doar, já desisti, pois não podemos escolher a instituição que pretendemos doar o dinheiro. Esse procedimento é injusto para quem junta garrafas e deseja direccionar a instituição da nossa escolha.

  11. Alice Santos diz:

    Espero que haja mais máquinas em breve, e quanto a doar para instituições, deverá ser opcional.
    Esta entrega de garrafas pode ser a safa de algumas pessoas com dificuldade, terem oportunidade de comprar o pão para a família, se as mesmas estão em dificuldades, e se o dinheiro for obrigatóriamente para doar, já nem se deslocam, pois sairia caro.

  12. Pedro Garcia diz:

    Se nao repoem o dinheiro a quem entega, este projecto vai em breve secar. Explo eu posso doar 50% do que deposito sem problema mas quero ser eu a decidir. Mais um projecto com um funcionamento pereno que ainda vai acabar e aguas de bacalhau.

  13. Mariav diz:

    Não concordo, e muitas pessoas assim pensam, no continente Almeirim, depositamos as garrafas e o valor é doado á PRAVI, não sei o que é, e não concordo.
    Devemos ter o direito der escolher , ser é para nós ou queremos doar.
    Estes poucos cêntimos ajudariam muitas pessoas com dificuldades.
    Assim todos perdem, pois diminui imenso , a entrega de garrafas .

    • Fátima Sequeira diz:

      Alguém me sabe responder se a iniciativa ainda está em vigor? Há algum ponto de recolha em Setúbal ou próximo? Obrigada.

  14. Josefina do Rosário Saraiva Livramento diz:

    estava a pensar ter esta atitude (guardar garrafas para esse fim) mas pelos comentários
    não vale a pena.
    É o País que nós temos.
    E a educação.

    • Marcela diz:

      O mais engracado é terem se ter tampa. No mundo da reciclagem cada tonelada comporta valores de 600 a 800 euros uma optima forma de ganhar mais com tentativas de cuidar do planeta. Existem muitas iniciativas e formas mas não querem saber. Estas interessam porque maioria das pessoas não sabe o valor que eles ganham com o tal do bem ambiente . Quero ver e estar em projectos como os que sou embaixadora e voluntária onde os mais necessitados ganham por construir algo e ainda se cuida do meio ambiente. As campanhas de recolha de tampas para ajuda são boas por isso mesmo porque geram valor para ajudar alguém. Sejam honestos.

    • Ana diz:

      O país é pequeno mas daí a reduzir este projeto a apenas a 23 locais de recolha de garrafas….eu teria que fazer 20 km para entregar as garrafas… Impraticável!

  15. Andreia diz:

    Ontem fui ao alameda deixei 8 garrafas e não recebi nenhum vale e nao havia indicação de vale ou alguem para explicar…..

  16. Nuno diz:

    Hoje coloquei numa maquina e nao recebi nenhum vale.
    Ao que parece agora o valor e doado a instituicoes .sera isso???
    Nem sei que valor foi doado,pois nao menciona

    • José Esteves diz:

      Para quando o início de recolha de garrafas e latas? Neste momento já se começa a ver no chão ,qual a razão da suspenção?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Todos os meses, mais informação, menos plástico: subscreva a nossa newsletter
Por favor, desative o adblock para poder subscrever à newsletter.
© Copyright 2024 Modelo Continente Hipermercados, S.A. Todos os direitos reservados.