O Festival da Comida Continente (FCC) voltou ao Parque da Cidade do Porto, depois da forçada interrupção durante a pandemia. Na 4ª edição do mega evento gratuito, foram mais de meio milhão as pessoas que passaram pelo recinto nos dois dias de programação. Se um dos objetivos é democratizar o acesso ao entretenimento e proporcionar uma oferta gastronómica diversificada, também os valores da marca Continente estão bem presentes em todas as ações – um deles é a sustentabilidade. Com base nesta premissa, muitos dos parceiros dinamizaram atividades com foco nas questões ambientais.
Oliveira da Serra: promover uma alimentação que se preocupe com a saúde e com o Planeta
“Ao longo dos anos, o caminho de cuidado com a terra, pela Terra, deu muitos frutos que transformámos em azeite” – assim se apresenta a Oliveira da Serra. O compromisso com a sustentabilidade faz parte da marca, intimamente ligada à Natureza. Loara Costa, diretora de marketing grupo Sovena, detentor da Oliveira da Serra e também da Fula, contextualizou melhor este posicionamento: “Acreditamos que cuidar da Terra é valorizar todos os seus recursos e combater ativamente o desperdício”. E referiu alguns exemplos, como o aproveitamento dos caroços das azeitonas como fonte de energia, “renovável e limpa”, e que trabalham com zero desperdício de água, graças aos sistemas de rega gota a gota.
Sobre as ativações da marca durante o FCC, Loara Costa destacou uma em particular: “contámos com a energia dos festivaleiros para pedalar uma bicicleta em prol da Terra”. O desafio era fazer com que as pessoas, ao utilizarem a sua própria energia (e aproveitando para juntar algum exercício físico) acabassem por perceber que “todos nós podemos ser uma fonte de energia e fazer a diferença”, explicou a responsável de marketing.
A marca esteve presente em diversos espaços do recinto, com alguns workshops no espaço Academia Continente, com especial cuidado com “a importância de uma alimentação que se preocupe com a saúde e com o Planeta, e também a questão do desperdício alimentar, mostrando a importância de existir uma atitude consciente em casa, especialmente na cozinha”. Sobre o desperdício alimentar, Loara Costa enfatizou que é uma preocupação sempre presente nas ações da marca, de acordo com a estratégia de sustentabilidade.
Recentemente, a Oliveira da Serra lançou a campanha “O Bom, pela Terra” com o propósito de “criar impacto positivo em todo o ciclo da alimentação”, não esquecendo a origem da marca em todos os produtos. “Queremos mostrar ao público este compromisso e convidá-los a assumir esta missão connosco”, desafiou Loara. Presentes desde a 1ª edição do FCC, esta foi mais uma oportunidade de partilhar os valores da marca, comuns ao Continente.
Sociedade Ponto Verde – levar a reciclagem às pessoas
Facilmente, no recinto do FCC, se podia cruzar com uma das equipas de “mochileiros” da Sociedade Ponto Verde (SPV), uma espécie de “ecopontos móveis” disponíveis para a fazer a recolha de garrafas, latas e pacotes de bebidas. Com preocupações comuns às do Continente no que respeita ao desperdício alimentar, a SPV esteve presente no festival com especial destaque para a promoção de mais e melhor reciclagem de embalagens. Aliada à temática do desperdício, contribui para a diminuição da quantidade de resíduos que ainda vão parar a aterro. A ideia das diferentes ativações da SPV durante o evento teve um outro propósito, o de sensibilizar a população para a reciclagem em ambientes que não o de casa.
A sustentabilidade pode ser cool
Desde a Fula, também do grupo Sovena, à Galp e aos vinhos Albernaz, a oportunidade de transmitir os valores ambientais das marcas não passou despercebida nesta edição do FCC. Alguns exemplos, em imagens:
Conversamos com um dos fundadores da Biggest Mini Forest, projeto que está a ensinar quem tenha um pequeno terreno a cultivar uma mini floresta comestível, biodiversa e que fomenta a regeneração do solo
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
Foi a 25 de setembro de 2015 que as Nações Unidas adotaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conheça os esforços que Portugal tem feito para os alcançar
Conversamos com um dos fundadores da Biggest Mini Forest, projeto que está a ensinar quem tenha um pequeno terreno a cultivar uma mini floresta comestível, biodiversa e que fomenta a regeneração do solo
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
Foi a 25 de setembro de 2015 que as Nações Unidas adotaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conheça os esforços que Portugal tem feito para os alcançar
Todos já ouvimos falar dela mas será que sabemos o que realmente é? Como se forma e como protege a vida no planeta? E como a atividade humana está a destruí-la?