“O design biofílico faz com que as pessoas adotem comportamentos mais sustentáveis”
Falamos com Daniela Rodriguez, fundadora da Forest Homes, para perceber o que é a biofilia e que benefícios traz para o nosso ambiente
Foi a 25 de setembro de 2015 que as Nações Unidas adotaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conheça os esforços que Portugal tem feito para os alcançar
Em 2023, Portugal passou a celebrar oficialmente o Dia Nacional da Sustentabilidade a 25 de setembro. A data simboliza o dia em que as Nações Unidas adotaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2015. Estes objetivos inserem-se na Agenda 2030, que tem 5 pilares: Pessoas, Prosperidade, Planeta, Paz e Parcerias.
Ambos, a Agenda 2030 e os 17 ODS, são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e os povos e “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”, como explica a ONU.
Sendo assim, que trabalho tem feito Portugal para alcançar estes objetivos?
Divulgada em junho de 2024, a 9ª edição do Relatório de Desenvolvimento Sustentável revelou que nenhum dos 17 objetivos está no caminho para ser alcançado até 2030, a nível global.
Por sua vez, Portugal já conseguiu atingir um dos objetivos, o número 1: erradicação da pobreza. Neste momento, o nosso país ocupa a 16ª posição, entre 167 países, no que diz respeito ao cumprimento dos ODS, sendo que, na edição anterior, Portugal estava na 20ª posição.
Além de ter alcançado o ODS 1, o país destaca-se pelos avanços em outras três áreas, nomeadamente igualdade de género (ODS 5), energias renováveis e acessíveis (ODS 7), e cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11).
Em contrapartida, segundo o Relatório Voluntário Nacional 2023, elaborado pelo governo português, o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestruturas) é o que apresenta pior desempenho, com 38% das metas com uma evolução em sentido contrário ao desejável, face a 2015.
Alguns dos projetos adotados nos últimos anos que permitiram Portugal alcançar estes resultados:
A missão de alcançar os 17 ODS representa um esforço comum e todos podemos fazer parte dela, através de informação e adoção de hábitos individuais para conseguirmos enquanto coletivamente alcançar por exemplo a correta separação do lixo, combater o desperdício alimentar ou assumir escolhas mais conscientes que ajudem a melhorar a saúde pública. Há também projetos que apelam ao envolvimento da comunidade, como a limpeza de praias.
Todos podemos fazer a diferença!
Falamos com Daniela Rodriguez, fundadora da Forest Homes, para perceber o que é a biofilia e que benefícios traz para o nosso ambiente
Da árvore de Natal aos plásticos para cobrir comida. Será que todos os plásticos podem ser reciclados?
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
A produção de muitos dos bens que utilizamos no dia a dia requer muita água, um recurso vital que é muito limitado em certas partes do mundo
As mais de 100 nações envolvidas não chegaram a consenso e voltaram a adiar um acordo
Maior transparência por parte das marcas; busca por conteúdo educativo e de consumo ‘rápido’; equilíbrio entre vida pessoal e profissional e reconexão com o mundo real
A dessalinizadora vai permitir retirar o sal a 16 milhões de metros cúbicos de água do mar por ano, cobrindo “20% do consumo urbano do Algarve”