A primeira questão é: o que diferencia um carro de um supercarro e de um hipercarro? De uma maneira geral, além de questões mais técnicas de performance levada ao extremo, são edições limitadas. No caso do anunciado GB110, o hipercarro comemorativo dos 110 anos da Bertone (referência italiana no design automóvel), serão produzidos apenas 33 carros cuja novidade é um motor adaptado a um novo combustível sintético feito com lixo plástico.
Hipercarro hiper sustentável?
A Bertone é reconhecida pelo desenvolvimento de alguns dos mais icónicos modelos automóveis do mundo. modelos desportivos, como alguns Lamborghini, e outros modelos de marcas como a Alfa Romeo fazem parte da história do design automóvel. Desta feita, é como um novo capítulo no percurso centenário da Bertone, que produz o seu primeiro carro com um argumento extra, o do cuidado com o ambiente. Para além do alto desempenho do exclusivo GB110, é o primeiro hipercarro abastecido com combustível feito de resíduos plásticos, uma inovação para a indústria.

O combustível, patenteado pelos parceiros Select Fuel, é uma gasolina produzida de forma sintética sem recorrer, portanto, a produtos de origem fóssil. A tecnologia desenvolvida permite transformar policarbonato em combustível. Garrafas de plástico que acabariam abandonadas na natureza, por exemplo, poderão assim ser reutilizadas como combustível sustentável. Outros fabricantes de automóveis têm testado alternativas aos combustíveis fósseis, como a produção de hidrogénio a partir de resíduos de plástico, e já há protótipos de carros feitos apenas com plástico reciclado.
Para já, pouco se sabe sobre valores, encomendas e pormenores de desempenho. Para os mais curiosos e entendedores, podemos adiantar que terá 1100 cv, que atingirá 380km/h de velocidade máxima e que chega dos 0 aos 100 km/h em 2,79 segundos.
0 Comments