Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Aqueles que gostam de passear pela Natureza, agora têm um pretexto para o fazerem… à noite
Nasceu em Portugal, mais concretamente na Serra do Açor, um projeto de turismo sustentável, que pretende colocar todos os transeuntes a olhar para as estrelas e aprender mais sobre astronomia.
Foi recentemente inaugurado o Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão, numa das Aldeias de Xistos, na Pampilhosa da Serra. Este é um projeto promovido pela ADXTUR (Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias de Xisto e o Município de Pampilhosa da Serra).
Concretamente, no alto do Fajão encontra-se agora uma Dome – lugar de observação e de conhecimento sensorial -, de entrada e acesso livre.
No entanto, o equipamento de observação apenas estará disponível para visitas antecipadamente reservadas. Em todo o caso, pode sempre contemplar o magnífico céu escuro do Fajão.
Além da Dome, o projeto conta ainda com um Quiosque, espaço de receção e acolhimento, localizado no centro da aldeia, que integra conteúdos teóricos e práticos, com modelos e realidade virtual e atividades lúdico-pedagógicas.
Este projeto conta com a orientação científica do astrónomo José Matos e terá ainda associado um calendário de animação com sessões de observação designadas “Viagem à Luz das Estrelas” (Canoagem noturna e passeio noturno foram as primeiras sessões disponível ao público), além de “astrofotografia” e visitas guiadas, sempre sob reserva e inscrição prévia.
“Aproveitamos um valor e ativo científico para criar uma dinâmica e uma estratégia de desenvolvimento territorial, a partir da ciência. Convidamos as pessoas a virem ao território e olhar para o céu. Transformamos potencialidades em oportunidades, que agora devemos trabalhar como produto turístico capaz de atrair investimento e gerar riqueza para a comunidade”.
Presidente do Município da Pampilhosa, Jorge Custódio, durante a inauguração do projeto, no final de julho de 2024
Além de valorizar Fajão enquanto destino “raro no mundo para observar o céu escuto”, este projeto pretende trazer mais curiosos e “ocupar” a serra, de forma sustentável, em prol da preservação da biodiversidade. Representa um investimento de cerca de 180.000 euros, comparticipado pela Linha Apoio à Sustentabilidade do Programa Valorizar, do Turismo de Portugal e pelo Programa Interreg: Projeto Globaltur – Euroace, da União Europeia.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura