Fumo branco no tratado global para o plástico? 

Países-membros das Nações Unidas reunidos em França para discutirem acordo para o plástico.
Tratado global para o plástico

Partilhar

A pressão para o estabelecimento de um compromisso global para travar os problemas causados pela poluição provocada pelo plástico surtiu, finalmente, efeitos. No início de 2022, aguardava-se a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA 5.2), no Quénia, com expectativa. Tinha passado um ano desde a primeira parte do encontro e as negociações internacionais deveriam apontar os termos de um tratado global para o plástico

Depois de retomadas as negociações em novembro do mesmo ano, no Uruguai, a ‘tentativa’ de chegar a uma espécie de Acordo de Paris especificamente para travar a poluição por plástico só agora parece estar a resultar em dados concretos. São 175 os delegados dos estados-membros das Nações Unidas reunidos em Paris, na sede da UNESCO, para definirem as linhas-condutoras do compromisso global que deverá determinar algumas soluções para o problema da poluição por plástico. O documento deverá estar terminado até ao final de 2024.

Celebração tratado global para o plástico
DR UNEP/Cyril Villemain. Celebração do acordo para acabar com a poluição plástica até 2024, no Quénia

Um tratado global para o plástico – o que esperar?

Discutem-se soluções para o problema da poluição causada pelo lixo de plástico mas talvez seja mais eficaz antecipar as causas. Neste tratado, espera-se que o problema seja tratado na origem. Válido juridicamente, este acordo deverá incluir medidas que considerem todo o ciclo de vida do plástico. Atentar na produção, perceber os cuidados do desenho das embalagens, gerir os materiais de forma a evitar que se transformem em resíduos. 

Na reunião que termina a 2 de junho, em França, o presidente Emmanuel Macron foi claro (em relação aos plásticos): “Não há tempo a perder”. 

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest